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Demonstrações experimentais : percepção de professores e de alunos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Mariana, 1949- | |
dc.contributor.author | Castro, Maria da Luz de Deus Matos | |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T15:38:20Z | |
dc.date.available | 2020-05-20T15:38:20Z | |
dc.date.issued | 1993 | |
dc.description | Tese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1993 | pt_PT |
dc.description.abstract | A investigação efectuada consiste num estudo exploratório que foca as demonstrações experimentais nas aulas de Física e Química do 3º ciclo do ensino básico. Teve como objectivos identificar o tipo de finalidades que os professores atribuem às demonstrações e a percepção que têm da prática pedagógica associada a aulas com demonstrações, identificar as funções que os alunos atribuem preferencialmente às demonstrações que observam e o modo como as percepcionam, detectar possíveis relações entre a sua percepção e o modo como decorre a apresentação da demonstração e também identificar os elementos que os alunos retêm a curto prazo da demonstração que observam. Adoptou-se um método de investigação essencialmente qualitativo, do tipo descritivo, para o que foram construídos vários instrumentos: dois questionários, um para professores e outro para alunos, uma entrevista a professores e foram ainda utilizados relatórios elaborados pelos alunos. Para o estudo consideraram-se todos os professores de Física e Química de uma escola (ii), tendo obtido resposta de seis professores ao questionário e à entrevista que foi audiogravada. Alunos de cinco turmas do 8º e 9º anos, num total de 106, responderam ao questionário. Acompanharam-se dez aulas onde foram realizadas cinco demonstrações, tendo-se recolhido no total 204 relatórios elaborados pelos alunos. A análise das respostas dos professores aos questionários foi descritiva. Fez-se análise de conteúdo das entrevistas dos professores e dos relatórios elaborados pelos alunos. Das respostas aos questionários dos alunos, calcularam-se frequências, médias ponderadas e estabeleceram-se ordenamentos. O estudo revelou que os professores realizam demonstrações por considerarem favorecer a aprendizagem e despertar o interesse do aluno na aula. Referiram preferir o trabalho experimental realizado em pequenos grupos, mas as limitações de material, espaço e tempo tornam a demonstração como a alternativa possível. A influência da demonstração na aprendizagem é sentida pelos alunos mais ao nível do conhecimento da teoria do que ao nível dos processos enquanto que os professores parecem considerar esta ordem inversa. O modo como os alunos percepcionam as demonstrações que observam comparado com o que o professor apresenta na demonstração revela discordâncias nos aspectos relativos ao conteúdo e ao material. Este estudo revelou também as potencialidades do relatório elaborado pelos alunos como meio de avaliação formativa da percepção que o aluno tem da demonstração, da própria demonstração e da sua concepção. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/43643 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da física | pt_PT |
dc.subject | Metodologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Demonstração experimental | pt_PT |
dc.subject | Teses de mestrado - 1993 | pt_PT |
dc.title | Demonstrações experimentais : percepção de professores e de alunos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |
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