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Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação efectuada consiste num estudo exploratório
que foca as demonstrações experimentais nas aulas de Física e
Química do 3º ciclo do ensino básico. Teve como objectivos
identificar o tipo de finalidades que os professores atribuem às
demonstrações e a percepção que têm da prática pedagógica
associada a aulas com demonstrações, identificar as funções que
os alunos atribuem preferencialmente às demonstrações que
observam e o modo como as percepcionam, detectar possíveis
relações entre a sua percepção e o modo como decorre a
apresentação da demonstração e também identificar os elementos
que os alunos retêm a curto prazo da demonstração que observam.
Adoptou-se um método de investigação essencialmente
qualitativo, do tipo descritivo, para o que foram construídos
vários instrumentos: dois questionários, um para professores e
outro para alunos, uma entrevista a professores e foram ainda
utilizados relatórios elaborados pelos alunos.
Para o estudo consideraram-se todos os professores de
Física e Química de uma escola (ii), tendo obtido resposta de
seis professores ao questionário e à entrevista que foi audiogravada.
Alunos de cinco turmas do 8º e 9º anos, num total de
106, responderam ao questionário. Acompanharam-se dez aulas onde
foram realizadas cinco demonstrações, tendo-se recolhido no
total 204 relatórios elaborados pelos alunos.
A análise das respostas dos professores aos questionários
foi descritiva. Fez-se análise de conteúdo das entrevistas dos
professores e dos relatórios elaborados pelos alunos. Das
respostas aos questionários dos alunos, calcularam-se
frequências, médias ponderadas e estabeleceram-se ordenamentos.
O estudo revelou que os professores realizam demonstrações
por considerarem favorecer a aprendizagem e despertar o
interesse do aluno na aula. Referiram preferir o trabalho
experimental realizado em pequenos grupos, mas as limitações de
material, espaço e tempo tornam a demonstração como a
alternativa possível. A influência da demonstração na
aprendizagem é sentida pelos alunos mais ao nível do
conhecimento da teoria do que ao nível dos processos enquanto
que os professores parecem considerar esta ordem inversa. O modo
como os alunos percepcionam as demonstrações que observam
comparado com o que o professor apresenta na demonstração revela
discordâncias nos aspectos relativos ao conteúdo e ao material.
Este estudo revelou também as potencialidades do relatório
elaborado pelos alunos como meio de avaliação formativa da
percepção que o aluno tem da demonstração, da própria
demonstração e da sua concepção.
Description
Tese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1993
Keywords
Ensino da física Metodologia Ensino básico Demonstração experimental Teses de mestrado - 1993