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Demonstrações experimentais : percepção de professores e de alunos

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Abstract(s)

A investigação efectuada consiste num estudo exploratório que foca as demonstrações experimentais nas aulas de Física e Química do 3º ciclo do ensino básico. Teve como objectivos identificar o tipo de finalidades que os professores atribuem às demonstrações e a percepção que têm da prática pedagógica associada a aulas com demonstrações, identificar as funções que os alunos atribuem preferencialmente às demonstrações que observam e o modo como as percepcionam, detectar possíveis relações entre a sua percepção e o modo como decorre a apresentação da demonstração e também identificar os elementos que os alunos retêm a curto prazo da demonstração que observam. Adoptou-se um método de investigação essencialmente qualitativo, do tipo descritivo, para o que foram construídos vários instrumentos: dois questionários, um para professores e outro para alunos, uma entrevista a professores e foram ainda utilizados relatórios elaborados pelos alunos. Para o estudo consideraram-se todos os professores de Física e Química de uma escola (ii), tendo obtido resposta de seis professores ao questionário e à entrevista que foi audiogravada. Alunos de cinco turmas do 8º e 9º anos, num total de 106, responderam ao questionário. Acompanharam-se dez aulas onde foram realizadas cinco demonstrações, tendo-se recolhido no total 204 relatórios elaborados pelos alunos. A análise das respostas dos professores aos questionários foi descritiva. Fez-se análise de conteúdo das entrevistas dos professores e dos relatórios elaborados pelos alunos. Das respostas aos questionários dos alunos, calcularam-se frequências, médias ponderadas e estabeleceram-se ordenamentos. O estudo revelou que os professores realizam demonstrações por considerarem favorecer a aprendizagem e despertar o interesse do aluno na aula. Referiram preferir o trabalho experimental realizado em pequenos grupos, mas as limitações de material, espaço e tempo tornam a demonstração como a alternativa possível. A influência da demonstração na aprendizagem é sentida pelos alunos mais ao nível do conhecimento da teoria do que ao nível dos processos enquanto que os professores parecem considerar esta ordem inversa. O modo como os alunos percepcionam as demonstrações que observam comparado com o que o professor apresenta na demonstração revela discordâncias nos aspectos relativos ao conteúdo e ao material. Este estudo revelou também as potencialidades do relatório elaborado pelos alunos como meio de avaliação formativa da percepção que o aluno tem da demonstração, da própria demonstração e da sua concepção.

Description

Tese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1993

Keywords

Ensino da física Metodologia Ensino básico Demonstração experimental Teses de mestrado - 1993

Pedagogical Context

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