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Crescer & saúde : desenvolvimento e comportamento dos adolescentes e jovens recém ingressados no 1º ano do ISCED de Benguela, ensino superior público

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Maria Celeste Rocha
dc.contributor.authorDavid, Celso Henrique
dc.date.accessioned2016-05-18T15:11:33Z
dc.date.available2016-05-18T15:11:33Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractAo abordarmos a temática “Crescer & Saúde-Desenvolvimento e Comportamento dos Adolescentes e Jovens Recém-Ingressados no ISCED de Benguela”, enfatizamos a relevância dos aspetos que constituem a sua génese, no sentido de sugerir ações que contribuam para uma educação para a saúde no âmbito do sistema educativo do ensino superior público em Benguela, e a sua promoção na formação de professores. A questão de partida do estudo foi: Qual é a situação dos adolescentes e jovens em matéria de comportamentos de saúde e seus contextos? Para responder à questão, foram desenvolvidos dois estudos: O estudo quantitativo realizado através de um questionário constituído, entre outras, por questões do Health Behaviour School Aged-Children (HBSC) (Currie, et al., 2001, Matos et al., 2002, 2010), contou com um universo estudantil distribuído por nove especialidades. Assim sendo, foi extraída uma amostra de 20% do total de indivíduos que frequentam o primeiro ano, num total de 255 estudantes. O estudo qualitativo, através de grupos focais, contou com 78 indivíduos, distribuídos entre a universidade pública e privada, e teve a finalidade de caracterizar os comportamentos sexuais e outros aspetos relacionados com a saúde nos adolescentes e jovens do 1º ano do ISCED de Benguela. Os resultados refletem a necessidade de uma educação com cariz formativo e informativo que desenvolva ações pedagógicas específicas de dimensão social, presente nas várias instâncias de socialização, através da interação social para que os jovens adquiram normas, atitudes, conhecimentos e comportamentos aceites socialmente. Esperamos que o presente sirva de ferramenta importante para melhor conhecimento dos seus comportamentos, estilo de vida, conhecimentos face ao VIH/SIDA e IST’s, comportamento de risco, saúde mental, atitudes face à diferença e às adversidades, entre outros aspetos, permitindo o exercício de uma influência positiva por parte dos trabalhadores da instituição, dos colegas, familiares e sociedade civil.pt_PT
dc.description.abstractIn addressing the theme: "Growing & Health-Development and Behaviour of Adolescents and Young newly entering the ISCED Benguela", we emphasize the relevance of the aspects that make up its genesis, to suggest actions that contribute to health education within the educational system of public higher education in Benguela, and promoting teacher training. The point of departure of the study was: What is the situation of adolescents and young people's health behaviors and their contexts? To answer the question two studies were developed. The quantitative study conducted through a questionnaire that included, among others, questions from the Health Behaviour School Aged-Children (HBSC) study (Currie et al, 2001, Matos et al, 2002, 2010), and that featured a student universe distributed for nine specialties. Thus, a sample 20% of individuals who attend the first year was extracted, in a total of 255 students. The qualitative study using focus groups included 78 individuals, distributed between public and private universities, aimed to characterize the sexual behaviour and other aspects related to health in adolescents and young people the 1st year of ISCED Benguela. The results reflect the need for education and training with with an informative basis to develop specific pedagogical actions with social dimension, present in the various instances of socialization, through social interaction for young people to acquire norms, attitudes, knowledge and socially acceptable behaviours. We hope that this will serve as an important tool to better understand their behaviour, lifestyle, knowledge of HIV/AIDS and STIs, risk behaviours, mental health, attitudes towards difference and adversities, among other things, allowing the exercise a positive influence on the part of workers of the institution, colleagues, family and civil society.pt_PT
dc.identifier.tid101250940pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/11577
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectPromoção e educação para a saúdept_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectComportamentos sexuaispt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectHealth promotion and health educationpt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectSexual behaviourspt_PT
dc.titleCrescer & saúde : desenvolvimento e comportamento dos adolescentes e jovens recém ingressados no 1º ano do ISCED de Benguela, ensino superior públicopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação para a Saúdept_PT

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