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Fatores determinantes do comportamento de compra no ambiente digital : o caso da Xiaomi

dc.contributor.advisorSantiago, Joanna Krywalska
dc.contributor.authorLiu, Zixin
dc.date.accessioned2025-02-25T15:03:55Z
dc.date.available2025-02-25T15:03:55Z
dc.date.issued2024-10
dc.description.abstractNa era digital contemporânea, onde a oferta de produtos é incessante e as escolhas dos consumidores são vastas, a compreensão aprofundada do comportamento de compra torna-se essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de marketing. Este estudo examina os fatores que influenciam o comportamento de compra dos consumidores no ambiente digital, utilizando como estudo de caso a Xiaomi. A investigação baseou-se em método quantitativo, tendo sido recolhidos dados através de uma amostragem prática não probabilística, resultando em 362 questionários válidos. Posteriormente, foram realizadas análises de correlação e regressão utilizando o software SPSS, com o objetivo de identificar os fatores que impactam o comportamento de compra de produtos Xiaomi no contexto digital. Os resultados revelam que a experiência, fiabilidade e a atratividade do influenciador, a utilidade do conteúdo por ele partilhado, a lealdade, a qualidade percebida, a notoriedade e associações da marca, satisfação, bem como a interação promovida pelo marketing digital, exercem uma influência significativa no comportamento de compra dos consumidores. Este estudo contribui para um melhor entendimento dos fatores determinantes do comportamento de compra no ambiente digital, identificando novas relações ainda pouco exploradas. Para as empresas do setor, os resultados oferecem insights valiosos para a otimização da experiência do consumidor, com vista a aumentar as vendas e fortalecer a fidelização dos clientes.pt_PT
dc.description.abstractIn today's Internet era, various products emerge in an endless stream, consumers have more and more choices, and research into purchasing a product is becoming more and more in depth, so understanding consumer purchasing behavior is crucial to develop effective strategies. This study analyzes the factors that affect consumer purchasing behavior in a digital environment based on the case of Xiaomi. Based on quantitative methods, this study collected questionnaires through non probability practical sampling, obtaining 362 valid questionnaires. Then, Spss software was used to perform correlation and regression analyzes on the factors that affect consumer purchasing behavior of Xiaomi company products in a digital environment. The results show that the relationship between influencer experience, influencer trustworthy, influencer attractiveness, influencer content practicality, loyalty, perceived quality, notoriety/associations, satisfaction, digital marketing interaction has a significant impact on purchasing behavior. This study allows us to gain more knowledge about the factors that influence consumer purchasing behavior and explore some relationships that have not yet been established. For companies in the sector, these results can be used to optimize and improve the consumer experience, thus increasing sales and customer loyalty.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLiu, Zixin (2024). “Fatores determinantes do comportamento de compra no ambiente digital : o caso da Xiaomi”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/98742
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectComportamento de comprapt_PT
dc.subjectInteração de marketing digitalpt_PT
dc.subjectInfluenciadorpt_PT
dc.subjectQualidade percebidapt_PT
dc.subjectNotoriedadept_PT
dc.subjectAssociaçõespt_PT
dc.subjectPurchase Behaviorpt_PT
dc.subjectDigital Marketing Interactionpt_PT
dc.subjectInfluencerpt_PT
dc.subjectPerceived Qualitypt_PT
dc.subjectNotoriety/Associationspt_PT
dc.titleFatores determinantes do comportamento de compra no ambiente digital : o caso da Xiaomipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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