Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.53 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se o resultado de um estudo de caso de um experimento pedagógico realizado
em sala de aula, no âmbito do Mestrado em Educação Artística, defendido em fevereiro de 2024, na
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, centrando na problemática do
desenvolvimento das aprendizagens globais no 1º ciclo do Ensino Básico do sistema de ensino
português (crianças entre os seis e os nove anos), com o objetivo de desenvolver um projeto de artes
visuais, partindo da obra de arte, aplicando um modelo que une metodologias do ensino artístico ao
trabalho de projeto, com o propósito de promover criatividade e expressão individual. Foi
desenhado um projeto de coadjuvação entre a professora titular e a professora especialista, com o
intuito de facilitar as aprendizagens, interligando-as. O trabalho por projetos colaborativos facilitou
um caminho único, transformador, envolvendo incerteza, dúvida e improviso. Permitiu
compreender como se podem ligar as abordagens do Ensino Artístico às diversas áreas curriculares
resultando em múltiplas interações na abordagem do conhecimento, envolvendo as crianças na sua
construção e por isso mesmo tornando-o mais significativo. Contribuíram para uma melhor reflexão
desta experiência o cruzamento realizado neste trabalho entre as metodologias de investigação-ação
e os estudos etnográficos ou investigação naturalista. A experiência aqui apresentada, engloba
elementos que não sendo novos, se tornaram verdadeiras inovações pedagógicas ao longo de
décadas. Aqui combinados de forma diferente, fica demonstrado a sua aplicabilidade transversal nas
aprendizagens realizadas pelas crianças da nossa amostra.
Description
Keywords
Trabalho colaborativo Metodologia de projeto Obra de arte Aprendizagens globais
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, F. & Charréu, L. (2024). Pensar com as mãos: A obra de arte como vetor em projeto de trabalho: uma experiência em sala de aula. Arte & Sensorium, Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais v.11, 1-20