Repository logo
 
Publication

Marketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a sua apropriação pelas crianças ]

dc.contributor.authorHorta, Ana
dc.contributor.authorAlexandre, Sílvia
dc.contributor.authorTruninger, Mónica
dc.contributor.authorTeixeira, José
dc.contributor.authorSilva, Vanda Aparecida da
dc.date.accessioned2014-06-03T10:48:05Z
dc.date.available2014-06-03T10:48:05Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste artigo visa contribuir para melhorar o conhecimento sobre os contextos de alimentação das crianças durante o tempo escolar. Partindo do pressuposto de que as micro-geografias alimentares (isto é, os elementos visuais e físicos como o sabor, a textura, o cheiro) e ainda o contexto social são fatores influentes na escolha dos alimentos, analisou-se a alimentação em espaços escolares e comerciais, os elementos visuais e estímulos sensoriais/corporais e a sua apropriação pelas crianças. Foram encontrados fortes contrastes que podem conduzir as crianças a preferir a alimentação disponibilizada no exterior da escola.por
dc.description.abstractThis article aims for a better understanding of the contexts of children's food during school time. Assuming that the foodscapes (visual and physical elements such as taste, texture, and smell), and also social contexts influence the choice of food, a comparative analysis of food in school spaces (inside and outside the school), was performed considering visual and sensory/bodily stimuli and its appropriation by children. Results shown strong contrasts that can lead the children to prefer food available outside the school.por
dc.identifier.citationHorta, A., Alexandre, Sílvia, Truninger, M., Teixeira, J., Silva, V. A. da (2013). Marketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a sua apropriação pelas crianças [Marketing and food at school: sensory/bodily stimuli and its appropriation by children]. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Nº temático 2013 (Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável), 85-108por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/11081
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade do Portopor
dc.relationBetween the school and the family: children´s food knowledge and eating practices
dc.subjectMarketing alimentarpor
dc.subjectAlimentação escolarpor
dc.titleMarketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a sua apropriação pelas crianças ]por
dc.title.alternativeMarketing and food at school: sensory/bodily stimuli and its appropriation by childrenpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleBetween the school and the family: children´s food knowledge and eating practices
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCS-SOC%2F111214%2F2009/PT
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage108por
oaire.citation.startPage85por
oaire.citation.titleSociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Portopor
oaire.citation.volumeNº temático 2013 (Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável),por
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameHorta
person.familyNameTruninger
person.givenNameAna
person.givenNameMonica
person.identifier.ciencia-idB710-9959-4031
person.identifier.ciencia-id911D-6255-52FA
person.identifier.orcid0000-0002-2921-039X
person.identifier.orcid0000-0002-4251-2261
person.identifier.scopus-author-id57204577784
person.identifier.scopus-author-id23487113200
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication04819727-49fc-4722-b77c-60dd99069e00
relation.isAuthorOfPublication4ca39720-a44b-43f6-82c7-d8f7426feced
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ca39720-a44b-43f6-82c7-d8f7426feced
relation.isProjectOfPublicationebd654b8-dd39-4f4a-82de-1695be765871
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryebd654b8-dd39-4f4a-82de-1695be765871

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ICS_AHorta_MTruniger_Marketing_ARN.pdf
Size:
355.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections