Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A cor na formação do designer

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O objectivo desta investigação é o de estabelecer o conhecimento de cor necessário ao exercício do design, devendo ser incluído nos seus programas do ensino. Para atingir esse fim foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica sobre todos os aspectos da cor, assim como um conjunto de técnicas de recolha e análise de dados. Um grupo seleccionado de especialistas da cor deu a sua opinião sobre programas de ensino relacionados com a cor. Fez-se um inquérito, aos estudantes de duas instituições que ministram cursos de design: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), para avaliar o seu conhecimento sobre cor. As conclusões da investigação definiram como relevante o conhecimento da temática seguinte para o ensino e prática do design: ▪ Teorias da cor, abordadas como suporte histórico para uma melhor compreensão do fenómeno da cor. ▪ Mecanismo da visão da cor, com o desenvolvimento suficiente para transmitir a noção do modo como o ser humano percebe a cor. ▪ Percepção e Interacção da cor, incluindo luz e pigmento, as suas características e complementaridade, os modos de percepção da cor e a influência do meio ambiente. ▪ Os efeitos psicofisiológicos da cor, e o simbolismo da cor, que conduzem a uma maior consciência da interpretação da cor. ▪ Os diferentes sistemas de colorimetria, usados habitualmente no design, e as diferentes aplicações da cor no design que produzem equilíbrio, ênfase, e ritmo.

Description

Tese de Mestrado em Cor.

Keywords

Cor Educação Design Conhecimento da cor Percepção Interacções cromáticas Colour Education Colour knowledge Perception Chromatic interactions

Pedagogical Context

Citation

GAMITO, Margarida Maria Allen - A cor na formação do designer. Lisboa : FA, 2005. Tese de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue