Publication
Concepções pessoais dos professores sobre a leitura e avaliação informal da fluência em alunos no 3º ciclo
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- | por |
dc.contributor.author | Branco, Inês Nazaré Serra | por |
dc.date.accessioned | 2010-12-09T13:14:03Z | |
dc.date.available | 2010-12-09T13:14:03Z | |
dc.date.issued | 2009 | por |
dc.description | Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação ), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 | por |
dc.description.abstract | O presente estudo descreve as concepções pessoais sobre a leitura de professores do 3.º ciclo, o juízo dos professores quanto à qualidade da leitura dos seus alunos, relaciona a qualidade da leitura dos alunos com o aproveitamento escolar a Língua Portuguesa e apresenta a avaliação informal da fluência da leitura em alunos do 8.º ano de escolaridade.Na descrição das concepções pessoais sobre a leitura de professores do 3.º ciclo verificou-se que os professores participantes no estudo têm maior facilidade na descrição de um bom leitor, do que na indicação de dificuldades da leitura dos alunos ou na proposta de estratégias de intervenção. Contudo, as características que apresentam para descrever um bom leitor vão ao encontro das referidas na literatura. Os professores efectuam um juízo da qualidade da leitura dos seus alunos que vai ao encontro da avaliação informal da fluência e qualidade da leitura destes. Os alunos com melhor fluência da leitura têm tendencialmente melhor nota a Língua Portuguesa mas serão necessários novos estudos para determinar se o professor é influenciado pela nota a Língua Portuguesa quando classifica a leitura do aluno ou se, pelo contrário, é a qualidade da leitura que influencia a nota a Língua Portuguesa. Por último, a descrição da fluência da leitura nos alunos do 8.º ano demonstra que há uma enorme discrepância entre o melhor leitor e o pior leitor, verificando-se que o pior leitor lê cerca de menos 42% de palavras por minuto. Além disso, observando os resultados a partir da mediana, temos 50% dos alunos observados e ler abaixo do esperado para este ano de escolaridade, segundo as normas internacionais. | por |
dc.description.abstract | The hereby study serves to describe personal conceptions about 3rd cycle teacher's understanding and judgments, regarding reading qualities. Somehow, it relates the reading skills of students with school profit in the 8th grade. According to the description of personal concepts established, about reading, from teachers who belong to the 3rd cycle, it has been observed that teachers who are part in the study, describe with better accuracy and detect a good reader more easily than they point out difficulties in that matter, as well as any interventive strategy. The characteristics they present when referring to a good reader match those established in literature. Teachers have a judgment quality of oral reading fluency of their students which matches an informal easy flow and quality of their reading performance. Students with a better reading, normally obtain better marks in Portuguese language. More accurate studies, however, will be needed to establish whether the teacher suffers any kind of influence by the time students' oral reading is appreciated or, otherwise, its quality has any influence in the mark of Portuguese language. Last, the reading fluency of the 8th grade students shows a huge discrepancy between the better and the worst readers. It is known that the worst reads less than 42% words per minute. Besides, according to the median observation we find that 50% of the observed students read below expectations by this stage of school, as per international rules. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.uri | http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580560 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/2132 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Leitura oral | por |
dc.subject | Avaliação em educação | por |
dc.subject | Ensino básico (3º Ciclo) | por |
dc.subject | Teses de mestrado - 2009 | por |
dc.title | Concepções pessoais dos professores sobre a leitura e avaliação informal da fluência em alunos no 3º ciclo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |