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Perspetivas para a indústria automóvel no contexto da evolução da mobilidade

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Abstract(s)

A forma como os consumidores se deslocam no seu quotidiano tem vindo a modificar-se. Este projeto procura compreender de que forma estes comportamentos estão a alterar-se e quais os traços mais salientes que poderão caraterizar os próximos anos. A definição e análise da escolha modal não é consensual na literatura, sendo determinada por um grupo vasto de fatores, que inclui determinantes objetivos e subjetivos provenientes de diferentes disciplinas. Este projeto debruça-se sobre a questão da escolha modal integrando duas abordagens de origens distintas, baseadas nas teorias da utilidade e na teoria do comportamento planeado. O primeiro estudo, de âmbito quantitativo, foi realizado junto do stakeholder consumidores e procura identificar os principais fatores de escolha modal que estes reconhecem como influentes nas suas decisões, bem como aferir a sua visão sobre possíveis cenários futuros da mobilidade. O segundo estudo, de âmbito qualitativo, foi implementado através de entrevistas pessoais ao stakeholder marcas automóveis, um setor profundamente afetado pela evolução da mobilidade, que olha atentamente para os próximos anos, estreita a relação com os seus consumidores e intensifica o esforço de investigação sobre as suas necessidades e expetativas. Tanto consumidores como marcas automóveis reconhecem a preponderância dos fatores racionais na escolha modal, como o tempo e o custo da viagem, confirmando a abordagem clássica da literatura baseada nas teorias da utilidade. No entanto, há fatores de ordem mais individual como os hábitos, que eram anteriormente excluídos dos estudos sobre escolha modal, cujo reconhecimento enquanto fatores influentes os torna relevantes em futuros estudos sobre esta questão. Também comum a ambos os stakeholders é a visão de um cenário de mobilidade para os próximos cinco anos marcado pela evolução do que hoje conhecemos e não tanto pela disrupção, com o automóvel a desempenhar um papel central enquanto principal meio de transporte. A sua eletrificação parece inevitável mas é também desejada pelos consumidores. As abordagens escolhidas têm limitações, entre elas a tipologia de dados recolhidos, que não permite fazer análises mais profundas, o que sugerimos em futuras abordagens, bem como a impossibilidade de generalizar os resultados. O foco em dois stakeholders num enquadramento tão vasto também é uma limitação que pode ser colmatada com novos estudos nesta área.
The way consumers move around in their daily lives has been changing. This project seeks to understand how these behaviors are evolving and what are the most prominent features that could characterize the coming years. The definition and analysis of modal choice is not consensual in the literature, being determined by a vast group of factors, which includes objective and subjective determinants from different disciplines. This project focuses on the issue of modal choice by integrating two approaches with different origins, utility-based theories and the theory of planned behavior. The first study, based on a quantitative approach, was carried out with consumer as one stakeholder and seeks to identify the main modal choice factors that consumers recognize as influencing their decisions, as well as to assess their vision on possible future mobility scenarios. The second study, based on a qualitative approach, was implemented through personal interviews with another stakeholder, car brands, within a sector deeply affected by the evolution of mobility, which looks closely at the coming years, strengthens its relationship with its consumers and intensifies the research effort on their needs and expectations. Both consumers and car brands recognize the preponderance of rational factors in modal choice, such as travel time and cost, confirming the classic approach in literature based on utility theories. However, there are individual factors such as habits, which were previously excluded from studies on modal choice, whose recognition as influential factors makes them relevant in future studies on this issue. Also common to both stakeholders is the vision of a mobility scenario for the next five years marked by the evolution of what we know today and not so much by disruption, with the automobile playing a central role as the main means of transport. Its electrification seems inevitable, but it is also desired by consumers. The chosen approaches have limitations such as the type of data collected, that does not allow for deeper analyses, which we suggest being held in future approaches, as well as the impossibility of generalizing the results. The focus on two stakeholders in such a vast framework is also a limitation that can be overcome with further studies in this area.

Description

Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações

Keywords

mobilidade urbana determinantes de escolha modal comportamentos de mobilidade do consumidor indústria automóvel cenários de mobilidade urban mobility mode choice determinants consumer travel behavior car industry mobility scenarios

Pedagogical Context

Citation

Caetano, Frederico Miguel Santos (2024). "Perspetivas para a indústria automóvel no contexto da evolução da mobilidade". Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

Research Projects

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Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

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