Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da Geografia para uma Educação Inclusiva: uma experiência didática no ensino da população no 8º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mata_Laís_TM_2024.pdf11.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente o ensino da Geografia ocorre num mundo em constantes mudanças sociais, económicas e políticas, acresce a estas mudanças a diversidade do fenótipo da população estudantil do sistema de ensino português, reflexo de uma era de movimentos populacionais em massa, ao qual a escola não está alheia. Desde a ocorrência de movimentos civis, um pouco por todo o mundo, a preparação do ensino para o acolhimento e formação de todos os jovens tornou-se uma exigência, em constante evolução desde a integração à mudança de paradigma lançada pela inclusão. A construção do ensino inclusivo tem sido um motor para a melhoria da qualidade do ensino por toda a parte. Tal coloca aos professores de Geografia o desafio de formar os jovens de hoje em futuros cidadãos democráticos e inclusivos, decisores em prol do bem comum, preocupados com a sociedade como um todo. Este trabalho desenvolveu-se numa abordagem de projeto de autonomia e flexibilidade curricular pautado pela interdisciplinaridade, com recurso à diversificação de instrumentos para recolha de informação. Recorrendo reflexões teóricas sobre a importância da disciplina de Geografia no currículo do ensino português, os desafios e contributos da disciplina no incentivo à educação inclusiva, através do estudo do tema da “População e Povoamento", na turma D do 8.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Vale de Milhaços. Os resultados deste trabalho evidenciam o potencial formativo da disciplina de Geografia para o fortalecimento do pensamento geográfico, bem como a sua reflexão a nível atitudinal dos jovens individualmente e coletivamente, ao nível da formação de cidadãos inclusivos. O trabalho desenvolvido possibilitou aos alunos a construção do seu conhecimento sobre os conteúdos desenvolvidos e, através do trabalho cooperativo, promoveu-se o respeito pela diversidade, espírito de grupo e, consequentemente, o entendimento de que todos os jovens têm o seu lugar no sistema de ensino.
Nowadays the teaching of geography occurs in a world undergoing constant social, economic and political changes. To this, we can add the phenotype diversity of the student population of the Portuguese educational system, a reflection of an era of mass population movements to which school is not indifferent. Since the occurrence of civil movements, a little all over the world, that the preparation of teaching for the welcoming and education of all young people has become a requirement which is constantly evolving from integration to the paradigm shift launched by inclusion. The construction of inclusive education has been an engine for the improvement of the quality of education everywhere.This sets geography teachers with the challenge of educating today’s young people as future democratic and inclusive citizens, decision makers for the common good, concerned with society as a whole. This work has been developed on an approach of the autonomy and curricular flexibility project guided by interdisciplinarity and using a diversification of instruments for collecting information. Theoretical reflections on the importance of geography in the Portuguese teaching curriculum have been used, along with the challenges and contributions of the discipline in encouraging inclusive education through the study of the theme of “Population and Settlement” in class D of the 8th grade from Escola Básica de vale de Milhaços. The results of this work highlight the formative potential of the geography discipline for strengthening geographic thinking, as well as its reflection on the attitudinal level of young people individually and collectively, in terms of training inclusive citizens. The developed work enabled students to build their knowledge about the developed contents. Respect for diversity and group spirit were promoted trough cooperative work and, consequently, the understanding that all young people have their place in the education system.

Description

Keywords

Ensino inclusivo Flexibilidade curricular População Aprendizagens Essenciais Geografia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License