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Melhorando a eficiência dos serviços públicos através da reengenharia dos processos de negócio/reengenharia de sistemas de informação: "Processo de criação de empresas online".

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Abstract(s)

A manutenção ou o desenvolvimento da competitividade das organizações depende de mudanças contínuas nas suas estratégias, apoiadas em diversas abordagens de gestão, onde a inovação é um factor chave. A Reengenharia dos Processos de Negócio, enquanto exercício de redesenho dos processos de negócio que agregam valor a um serviço, é exemplo de uma ferramenta de gestão para colmatar as ineficiências que existem nas organizações. Os resultados alcançados com a utilização das metodologias que consubstanciam aquela abordagem nos ambientes empresariais, conjugados com os desafios crescentes de transformação enfrentados pela administração pública fundamentam a aplicação da Reengenharia dos Processos de Negócio a este tipo de ecossistema organizacional. Este trabalho demonstra, através do estudo de caso "Criação de Empresas" que, embora existam especificidades do sector público face ao privado, a Reengenharia dos Processos de Negócio pode ser utilizada com sucesso na transformação dos processos associados à prestação de um serviço público, com ganhos significativos ao nível dos custos, tempo e qualidade. No caso em análise, a prestação do serviço demorava entre 23 a 43 dias úteis, apoiava-se em várias interacções em papel e custava 620 euros. Depois do redesenho, o mesmo serviço passou a poder ser realizado em dois 2 úteis, suportado por interacções exclusivamente electrónicas e com custos a variar entre 120 e 380 euros.
The maintenance and development of the competitiveness of organizations depends on continuous changes in their strategies, supported by various approaches to management, where innovation is a key factor. The Business Process Reengineering, as exercise in redesign of business processes that add value to a service, is an example of a management tool that seeks to respond to inefficiencies that exist in organizations. The results achieved with the use of methodologies that involve that approach in business environments, coupled with the increasing similarity of processing challenges posed to public administration explain the extension of the approach to this organizational ecosystem. This work aims to demonstrate, through case study "Starting a Business", that while there are specific and different characteristics between the public and private sector, the reengineering of business processes can be used successfully in the transformation of the processes associated with provision a public service, with significant gains in terms of cost, time and quality. ln this case, the provision ofthe service took between 23 and 43 working days, supported itself in various interactions on paper and cost 620 euros. After the redesign, the sarne service could be accomplished in two days, supported by electronic interactions exclusively and with the costs vary between 120 and 380 euros.

Description

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação.

Keywords

Reengenharia dos processos de negócio Sistemas de informação Administração pública Caso de estudo Criação de empresas Business Process Reengineering Information technology Public Administration Case study Starting a business

Pedagogical Context

Citation

Santos, Sónia Cristina da Assunção Ferreira. (2008). " Melhorando a eficiência dos serviços públicos através da reengenharia dos processos de negócio/Reengenharia de sistemas de informação: "Processo de criação de empresas online". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

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