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Advisor(s)
Abstract(s)
Perante uma alteração que pode afectar a estrutura de uma rede, uma empresa actua estrategicamente para influenciar a sua posição e as de outros actores. Para tal, em primeiro lugar, pode ser necessário assumir um papel de mobilizadora da rede, nomeadamente, de actores e dos seus recursos. Através de um estudo de caso singular, procurou-se analisar como é que uma empresa, na iminência do aumento da competição na rede, tenta reforçar a sua posição, mobilizando os seus fornecedores. Concluiu-se que, na ausência de garantias satisfatórias no relacionamento, a mobilização revela-se um processo difícil.
A firm acts strategically to influence its position and the ones of other actors, given a change that can affect the network structure. For this purpose, firstly, it may be necessary to assume a network mobilizing role, namely of actors and its resources. Using a single case study, we sought to analyse how does a firm, on the verge of rising competition in the network, seeks to strengthen its position, mobilizing its suppliers. The study concluded that, in the absence of relationship’s satisfactory guarantees, the mobilization process becomes a difficult one.
A firm acts strategically to influence its position and the ones of other actors, given a change that can affect the network structure. For this purpose, firstly, it may be necessary to assume a network mobilizing role, namely of actors and its resources. Using a single case study, we sought to analyse how does a firm, on the verge of rising competition in the network, seeks to strengthen its position, mobilizing its suppliers. The study concluded that, in the absence of relationship’s satisfactory guarantees, the mobilization process becomes a difficult one.
Description
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
Keywords
estratégia mobilização papel posição strategy mobilization position role
Pedagogical Context
Citation
Zuzarte, Guilherme Constant Blattmann de Azambuja. 2012. "Acção estratégica em redes : influenciar posições através da mobilização de fornecedores". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Publisher
Instituto Superior de Economia e Gestão
