Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Acção estratégica em redes : influenciar posições através da mobilização de fornecedores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM-GCBAZ-2012.pdf602.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Perante uma alteração que pode afectar a estrutura de uma rede, uma empresa actua estrategicamente para influenciar a sua posição e as de outros actores. Para tal, em primeiro lugar, pode ser necessário assumir um papel de mobilizadora da rede, nomeadamente, de actores e dos seus recursos. Através de um estudo de caso singular, procurou-se analisar como é que uma empresa, na iminência do aumento da competição na rede, tenta reforçar a sua posição, mobilizando os seus fornecedores. Concluiu-se que, na ausência de garantias satisfatórias no relacionamento, a mobilização revela-se um processo difícil.
A firm acts strategically to influence its position and the ones of other actors, given a change that can affect the network structure. For this purpose, firstly, it may be necessary to assume a network mobilizing role, namely of actors and its resources. Using a single case study, we sought to analyse how does a firm, on the verge of rising competition in the network, seeks to strengthen its position, mobilizing its suppliers. The study concluded that, in the absence of relationship’s satisfactory guarantees, the mobilization process becomes a difficult one.

Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Keywords

estratégia mobilização papel posição strategy mobilization position role

Pedagogical Context

Citation

Zuzarte, Guilherme Constant Blattmann de Azambuja. 2012. "Acção estratégica em redes : influenciar posições através da mobilização de fornecedores". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

CC License