Repository logo
 
Publication

Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal.

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.date.accessioned2012-03-22T12:29:17Z
dc.date.available2012-03-22T12:29:17Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractNeste trabalho elabora-se uma síntese interpretativa do conteúdo dos artigos publicados entre 1985 e 2005 em revistas portuguesas de índole científica na área da avaliação das aprendizagens. Foram identificadas 19 revistas e seleccionados 59 artigos que foram organizados em categorias tais como Avaliação Interna, Concepções e Práticas de Professores/Alunos e Métodos e Técnicas. A análise e a síntese interpretativa permitiram que se produzissem conclusões tais como: a) apenas 35% dos artigos se baseiam em investigação empírica indiciando a falta de uma agenda de investigação em avaliação das aprendizagens; b) a maioria dos artigos é de natureza descritiva e prescritiva, mais baseados no que há ou no que está feito do que na reflexão teórica; c) são muito poucos os artigos em que há reflexão acerca de métodos alternativos de recolha de informação; e d) em geral, a avaliação formativa, a avaliação sumativa e as relações entre si são discutidas com pouca profundidade e abrangência. Apesar dos progressos alcançados, é necessário reconhecer as fragilidades que caracterizam a investigação e a produção teórica no domínio da avaliação das aprendizagens. Um domínio reconhecidamente imprescindível para transformar e melhorar as actuais realidades educativas.por
dc.identifier.citationFernandes, D. (2006). Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 40, 3, 289-348.por
dc.identifier.issn0870-418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/5703
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectPráticas de avaliaçãopor
dc.subjectMétodos de avaliaçãopor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectRevisão de literaturapor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectSíntese de literaturapor
dc.titleVinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal.por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpor
oaire.citation.endPage348por
oaire.citation.startPage289por
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapor
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vinte anos de avaliação das aprendizagens.pdf
Size:
17.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: