Publication
Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal.
| dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-22T12:29:17Z | |
| dc.date.available | 2012-03-22T12:29:17Z | |
| dc.date.issued | 2006 | |
| dc.description.abstract | Neste trabalho elabora-se uma síntese interpretativa do conteúdo dos artigos publicados entre 1985 e 2005 em revistas portuguesas de índole científica na área da avaliação das aprendizagens. Foram identificadas 19 revistas e seleccionados 59 artigos que foram organizados em categorias tais como Avaliação Interna, Concepções e Práticas de Professores/Alunos e Métodos e Técnicas. A análise e a síntese interpretativa permitiram que se produzissem conclusões tais como: a) apenas 35% dos artigos se baseiam em investigação empírica indiciando a falta de uma agenda de investigação em avaliação das aprendizagens; b) a maioria dos artigos é de natureza descritiva e prescritiva, mais baseados no que há ou no que está feito do que na reflexão teórica; c) são muito poucos os artigos em que há reflexão acerca de métodos alternativos de recolha de informação; e d) em geral, a avaliação formativa, a avaliação sumativa e as relações entre si são discutidas com pouca profundidade e abrangência. Apesar dos progressos alcançados, é necessário reconhecer as fragilidades que caracterizam a investigação e a produção teórica no domínio da avaliação das aprendizagens. Um domínio reconhecidamente imprescindível para transformar e melhorar as actuais realidades educativas. | por |
| dc.identifier.citation | Fernandes, D. (2006). Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 40, 3, 289-348. | por |
| dc.identifier.issn | 0870-418 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/5703 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | por |
| dc.subject | Avaliação educacional | por |
| dc.subject | Avaliação formativa | por |
| dc.subject | Práticas de avaliação | por |
| dc.subject | Métodos de avaliação | por |
| dc.subject | Concepções de professores | por |
| dc.subject | Revisão de literatura | por |
| dc.subject | Avaliação sumativa | por |
| dc.subject | Síntese de literatura | por |
| dc.title | Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
| oaire.citation.endPage | 348 | por |
| oaire.citation.startPage | 289 | por |
| oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | por |
| person.familyName | Fernandes | |
| person.givenName | Domingos | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 |
