Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Vinte anos de avaliação das aprendizagens.pdf17.78 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste trabalho elabora-se uma síntese interpretativa do conteúdo dos artigos publicados entre 1985 e 2005 em revistas portuguesas de índole científica na área da avaliação das aprendizagens. Foram identificadas 19 revistas e seleccionados 59 artigos que foram organizados em categorias tais como Avaliação Interna, Concepções e Práticas de Professores/Alunos e Métodos e Técnicas. A análise e a síntese interpretativa permitiram que se produzissem conclusões tais como: a) apenas 35% dos artigos se baseiam em investigação empírica indiciando a falta de uma agenda de investigação em avaliação das aprendizagens; b) a maioria dos artigos é de natureza descritiva e prescritiva, mais baseados no que há ou no que está feito do que na reflexão teórica; c) são muito poucos os artigos em que há reflexão acerca de métodos alternativos de recolha de informação; e d) em geral, a avaliação formativa, a avaliação sumativa e as relações entre si são discutidas com pouca profundidade e abrangência. Apesar dos progressos alcançados, é necessário reconhecer as fragilidades que caracterizam a investigação e a produção teórica no domínio da avaliação das aprendizagens. Um domínio reconhecidamente imprescindível para transformar e melhorar as actuais realidades educativas.

Description

Keywords

Avaliação educacional Avaliação formativa Práticas de avaliação Métodos de avaliação Concepções de professores Revisão de literatura Avaliação sumativa Síntese de literatura

Pedagogical Context

Citation

Fernandes, D. (2006). Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 40, 3, 289-348.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

CC License