Repository logo
 
Publication

Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes

dc.contributor.advisorCoelho, Helder Manuel Ferreira
dc.contributor.authorEusébio, Augusto Manuel José
dc.date.accessioned2019-11-11T14:15:06Z
dc.date.available2019-11-11T14:15:06Z
dc.date.issued1995-06
dc.descriptionInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.description.abstract0 objectivo deste trabalho é a construção de um Ambiente de Aprendizagem Inteligente, capaz de simular a interacção entre vários agentes, durante um processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula. Este ambiente é modelado, tendo em conta algumas das características dos alunos e dos professores, enquanto agentes. Assim, são considerados dois tipos de agentes, o agente "professor" e o agente aluno. Ao agente professor cabe o papel de "ensinar" os outros agentes, denominados "alunos". Cada agente é modelado em termos do estado das suas crenças, possuindo uma certa capacidade de raciocínio, isto é, um conjunto de regras heurísticas que lhe permitem, em presença de determinadas crenças concluir outras. Pode ainda comunicar com outros agentes, colocando questões, dando respostas e transmitindo informação. Além do próprio conhecimento, cada agente possui conhecimento sobre as crenças dos outros agentes da sociedade, o que o leva a ter o seu ponto de vista sobre cada um deles e, em consequência, ter capacidade de escolher, perante determinados problemas, os agentes cora quem dialogar.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this work is to built up an Intelligent Learning Enviromnents (ILE), which has to be able to simulate a conununication among several agents during the process of knowledge transmission inside a proper space, the classroom. The partnership has to be molded in order to search the translation of some of Man's characteristics either being a student or a teacher. Therefore we have to consider two types of agents - the "teacher" himself whose role is "to teach" the other agents involved in the process, the "students", and the "students". Each agent has his own particular background, his beliefs. He has got a certain reasoning ability or skill, that is, a set of heuristic rules which allow him in presence of some beliefs to deduce others. He can also communicate whith other agents by asking questions, giving answers and conveying information. Besides his own knowledge each agent is aware of the others' beliefs at a certain moment. That will allow him to have his own point of view of each one of them and, consequently, have the ability of choosing, in face of certain problems, who to talk to.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationEusébio, Augusto Manuel José (1995)." Ambiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentes". Dissertações de Mestrado. Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/18588
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmbiente de aprendizagem inteligentept_PT
dc.subjectInteracção entre agentespt_PT
dc.subjectAgente professorpt_PT
dc.subjectAgente alunopt_PT
dc.subjectCrençapt_PT
dc.subjectRaciocíniopt_PT
dc.subjectIntelligent learning environmentspt_PT
dc.subjectInteraction among agentspt_PT
dc.subjectTeacher agentpt_PT
dc.subjectStudent agentpt_PT
dc.subjectBeliefpt_PT
dc.subjectReasoning abilitypt_PT
dc.titleAmbiente de aprendizagem em matemática apoiado em agentes autónomos inteligentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISEGpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-AMJE-1995.pdf
Size:
4.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: