Repository logo
 
Publication

A autoformação e a ética do ser educador

dc.contributor.authorLoss, Adriana
dc.contributor.authorCaetano, Ana
dc.date.accessioned2018-03-19T16:10:23Z
dc.date.available2018-03-19T16:10:23Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionCongresso realizado de 26 a 29 de Outubro de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitibapt_PT
dc.description.abstractO estudo “A autoformação e a ética do ser educador” apresenta-se como parte da investigação realizada no processo pós-doutoral, financiado pela CAPES, a partir do problema: Como a autoformação pode contribuir na formação ética do educador? O trabalho de investigação foi desenvolvido com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) e educadores em formação continuada e, com estudantes e educadores já diplomados da Universidade de Lisboa/Portugal (UL), tendo como objetivo geral, identificar a partir de vivências práticas as contribuições da autoformação para a construção ética do ser educador. O estudo constituiu-se a partir da metodológica da pesquisa-formação, fundamentada em Josso (2004), e que tem como procedimento as narrativas. Assim, a relevância do estudo encontra-se na necessidade dos cursos de formação de professores investirem em processos educativos e formativos do cuidado de si, do outro e da profissão. O cuidar tem haver com a nossa capacidade de comprometimento e responsabilidade com o outro. A partir do trabalho de investigação, consideramos que o cuidar permanente necessita estar presente na relação do Eu consigo mesmo, do Eu com o outro, do Eu com a natureza, o planeta/cósmico e na relação do Eu com a profissão; em que se faz necessária a presença do comprometimento, da responsabilidade e da solidariedade. A dimensão ética reclama o pensamento reflexivo nos processos do autoconhecimento, da relação com o outro, da reflexão do antropológico, do epistemológico, do cosmológico, etc. Assim, o desenvolvimento pessoal, social e profissional requer o reconhecimento da “[...] trindade humana indivíduo/sociedade/espécie”, e nesta perspectiva, identificar que há “três direções éticas: uma auto-ética, uma ética para a sociedade, uma ética para a humanidade”, conforme Morin (2008, p. 174).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLoss, A., & Caetano, A. P. (2015). A autoformação e a ética do ser educador. In XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação (pp. 38938-38951). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paranápt_PT
dc.identifier.issn2176-1396
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/32405
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paranápt_PT
dc.subjectAutoformaçãopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectFormação éticapt_PT
dc.titleA autoformação e a ética do ser educadorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage38951pt_PT
oaire.citation.startPage38938pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCEREpt_PT
person.familyNameCaetano
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id0E13-A672-5D4E
person.identifier.orcid0000-0003-2481-5215
person.identifier.scopus-author-id56384201600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
download EDUCERE.pdf
Size:
204.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: