Publication
A autoformação e a ética do ser educador
| dc.contributor.author | Loss, Adriana | |
| dc.contributor.author | Caetano, Ana | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T16:10:23Z | |
| dc.date.available | 2018-03-19T16:10:23Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description | Congresso realizado de 26 a 29 de Outubro de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba | pt_PT |
| dc.description.abstract | O estudo “A autoformação e a ética do ser educador” apresenta-se como parte da investigação realizada no processo pós-doutoral, financiado pela CAPES, a partir do problema: Como a autoformação pode contribuir na formação ética do educador? O trabalho de investigação foi desenvolvido com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) e educadores em formação continuada e, com estudantes e educadores já diplomados da Universidade de Lisboa/Portugal (UL), tendo como objetivo geral, identificar a partir de vivências práticas as contribuições da autoformação para a construção ética do ser educador. O estudo constituiu-se a partir da metodológica da pesquisa-formação, fundamentada em Josso (2004), e que tem como procedimento as narrativas. Assim, a relevância do estudo encontra-se na necessidade dos cursos de formação de professores investirem em processos educativos e formativos do cuidado de si, do outro e da profissão. O cuidar tem haver com a nossa capacidade de comprometimento e responsabilidade com o outro. A partir do trabalho de investigação, consideramos que o cuidar permanente necessita estar presente na relação do Eu consigo mesmo, do Eu com o outro, do Eu com a natureza, o planeta/cósmico e na relação do Eu com a profissão; em que se faz necessária a presença do comprometimento, da responsabilidade e da solidariedade. A dimensão ética reclama o pensamento reflexivo nos processos do autoconhecimento, da relação com o outro, da reflexão do antropológico, do epistemológico, do cosmológico, etc. Assim, o desenvolvimento pessoal, social e profissional requer o reconhecimento da “[...] trindade humana indivíduo/sociedade/espécie”, e nesta perspectiva, identificar que há “três direções éticas: uma auto-ética, uma ética para a sociedade, uma ética para a humanidade”, conforme Morin (2008, p. 174). | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Loss, A., & Caetano, A. P. (2015). A autoformação e a ética do ser educador. In XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação (pp. 38938-38951). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2176-1396 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/32405 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | pt_PT |
| dc.subject | Autoformação | pt_PT |
| dc.subject | Ética | pt_PT |
| dc.subject | Educador | pt_PT |
| dc.subject | Formação ética | pt_PT |
| dc.title | A autoformação e a ética do ser educador | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Curitiba, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 38951 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 38938 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atas do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE | pt_PT |
| person.familyName | Caetano | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier.ciencia-id | 0E13-A672-5D4E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2481-5215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56384201600 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a |
