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Mobile learning e programação : o desenvolvimento de apps como metodologia para a aprendizagem da programação em contexto universitário
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- | |
| dc.contributor.author | Andrade, Elizabeth Alves | |
| dc.date.accessioned | 2020-03-09T13:00:59Z | |
| dc.date.available | 2020-03-09T13:00:59Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.description.abstract | No processo de aprendizagem da programação no ensino superior tem-se verificado que os estudantes apresentam múltiplas dificuldades, nomeadamente, limitadas competências associadas à resolução de problemas, raciocínio lógico, poucos conhecimentos de matemática, falta de motivação para aprendizagem de conteúdos de elevada complexidade e nível de abstração. O método de ensino tradicional utilizado pelos professores e uso de linguagens de programação com sintaxes complexas são também apontadas como outras dificuldades na iniciação a esta aprendizagem. Este estudo, ligado à utilização do mobile learning como meio de auxílio à aprendizagem da programação, justifica-se, por um lado pelo aumento e uso considerável do número de dispositivos móveis e aplicações por parte dos públicos mais jovens e por outro, pelo crescente número de oportunidades que vão surgindo para a efetiva utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem e no futuro mercado de trabalho. Pretende assim propor uma nova metodologia para a aprendizagem de programação em contexto universitário integrando conteúdos da programação mobile através de resolução de problemas ligados a exemplos do quotidiano dos estudantes. Assume-se como objetivos: i) identificar as dificuldades na aprendizagem da programação; ii) analisar os resultados finais de aprendizagem de programação; iii) analisar o índice de motivação inicial e final; iv) investigar como as tecnologias móveis poderão apoiar o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo entre os estudantes e v) identificar as vantagens e limitações da integração de um projeto de tecnologias móveis no contexto do ensino superior Cabo-verdiano. A metodologia utilizada, de cariz maioritariamente quantitativo, foi suportada por um design experimental desenvolvido com duas turmas da disciplina de “Introdução à programação” (grupo experimental versus grupo de controlo), com 39 estudantes dos cursos de engenharia do ano letivo 2016/17, numa instituição de ensino superior público em Cabo Verde. Os estudantes utilizaram os seus dispositivos móveis para, tanto dentro como fora da sala de aula, explorarem apps e plataformas mobile para a aprendizagem de programação. Foram aplicados questionários na fase de pré-teste e pós-teste (questionários dos conhecimentos iniciais/posteriormente adquiridos, escala de motivação e escala de trabalho colaborativo, questionário sobre a metodologia de lecionação, e questionário de práticas de introdução à programação no ensino superior Cabo-verdiano) sendo ainda realizadas entrevistas. Por processos de análise comparativa, os dados recolhidos foram analisados no Software SPSS 23. Os resultados obtidos no estudo permitiram reconhecer que as tecnologias móveis apresentaram mais-valias em relação ao processo de aprendizagem da programação dos estudantes em causa mormente no que se refere à comunicação, atividades de pesquisa, partilha, flexibilização da aprendizagem e no desenvolvimento dos próprios produtos finais. Por outro lado, não se registaram diferenças significativas nos resultados finais das aprendizagens entre os estudantes das duas turmas consideradas e entre os diferentes momentos de avaliação (inicial e final). | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101523343 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/42213 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.relation | PD/ 00173/2013 | pt_PT |
| dc.relation | Mobile learning: uso de apps como estratégias pedagógicas na aprendizagem de programação em contexro universitário | |
| dc.relation | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab | |
| dc.subject | TIC na educação | pt_PT |
| dc.subject | ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | aprendizagem de programação | pt_PT |
| dc.subject | mobile learning e Apps | pt_PT |
| dc.title | Mobile learning e programação : o desenvolvimento de apps como metodologia para a aprendizagem da programação em contexto universitário | pt_PT |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardTitle | Mobile learning: uso de apps como estratégias pedagógicas na aprendizagem de programação em contexro universitário | |
| oaire.awardTitle | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//PD%2FBD%2F128192%2F2016/PT | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FMHC-CED%2F0588%2F2014/PT | |
| oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
| person.familyName | Alves Andrade | |
| person.givenName | Elizabeth | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7308-2500 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 250f9936-5aa7-4966-b125-32301d05cd23 | |
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| relation.isProjectOfPublication | ba775410-4022-436d-82a4-4f32d0b700ed | |
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| thesis.degree.name | Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 | pt_PT |
