Publication
Desbloqueando o processo criativo:
| dc.contributor.advisor | Monteiro, Pedro Duarte Cortesão | pt_pt |
| dc.contributor.advisor | Cortiço, João Carlos Batalheiro | pt_pt |
| dc.contributor.author | Pereira, Mariana Martins | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-25T11:24:12Z | |
| dc.date.available | 2025-06-25T11:24:12Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-06 | |
| dc.description.abstract | A presente investigação surge no âmbito da realização do trabalho final de Mestrado em Design de Comunicação. Trata-se de uma investigação que aborda a área de Design Fixation focando-se no processo criativo e na sua importância no estado de bloqueio dos estudantes de Design das universidades e faculdades portuguesas. O bloqueio criativo associa-se à incapacidade de gerar novas ideias, experiências, entre outros. Scott Kaufman e Carolyn Gregoire (2015) defendem, no livro “Wired to Create”, que uma das principais particularidades do bloqueio criativo é o desafio inerente à sua compreensão. A prática da criatividade não é um processo linear, a experimentação – a tentativa e erro -, a autorreflexão perante o que se produz e principalmente o entendimento do processo criativo de cada um são fundamentais para compreender as causas do bloqueio. Embora o bloqueio e simultaneamente o desbloqueio sejam determinantes para o desenvolvimento do projeto, a constante rotatividade de pensamentos, entre estudantes, professores e criativos, capacita não só o desenvolvimento de ideias, mas também, cada vez mais, a possibilidade de o estudante pensar criativamente. Deste modo, o objeto de aprendizagem - podcast - surge nesta investigação, como um potenciador para o processo criativo dos estudantes de Design, bem como a geração de pensamentos, ideias e, idealmente, o desbloquear de situações de bloqueio. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This research was carried out as part of the final work for a Master’s Degree in Communication Design. It is an investigation that addresses the area of Design Fixation, focusing on the creative process and its importance in the state of design students at portuguese universities and colleges. Creative block is associated with the inability to generate new ideas, experiences, among others. In their book “Wired to Create”, Scott Kaufman and Carolyn Gregoire (2015) argue that one of the main characteristics of ´ a creative block is the challenge inherent in understanding it. The practice of creativity is not a linear process; experimentation - trial and error - self-reflection on what is produced and, above all, understanding one’s own creative process are fundamental to understanding the causes of the block. Although the initial stuckness and, at the same time, the breaking of the stuckness are decisive for the development of the project, the constant rotation of thoughts between students, teachers and creatives enables not only the development of ideas, but also, increasingly, the possibility for the student to think creatively. In this way, the learning object - podcast - appears in this research as an enabler for the creative process of design students, as well as the generation of thoughts, ideas and, ideally, the breaking down of situations of stuckness. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203571355 | pt_pt |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/101767 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa | pt_PT |
| dc.subject | design de comunicação | pt_PT |
| dc.subject | design fixation | pt_PT |
| dc.subject | processo criativo | pt_PT |
| dc.subject | bloqueio | pt_PT |
| dc.subject | communication design | pt_PT |
| dc.subject | design fixation | pt_PT |
| dc.subject | creative process | pt_PT |
| dc.subject | creative block | pt_PT |
| dc.title | Desbloqueando o processo criativo: | pt_PT |
| dc.title.alternative | O podcast como ponte entre designers e estudantes de design. | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2024 - FA - 0990040512 - Mariana Pereira TM.pdf
- Size:
- 24.82 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
