Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mediação socioeducativa – saberes contextuais para lidar com o inesperado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
atas 2011-4.pdf686.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com este texto pretendemos contribuir para a reflexão sobre a mediação socioeducativa, focando-nos na ligação entre esta actividade laboral e os saberes que os seus praticantes mobilizam na prática quotidiana. Recorreremos a um estudo empírico realizado junto de 225 mediadores socioeducativos, que em parte já foi apresentado (Costa e Silva, Caetano, Freire, Moreira, Freire e Sousa Ferreira, 2010). O nosso intuito é trazer mais um contributo para a compreensão do pensamento e das práticas dos mediadores socioeducativos em Portugal. Neste sentido apresentaremos os resultados da análise de uma parte da informação recolhida a partir da aplicação de um questionário a estes mediadores, referente aos saberes que os 225 mediadores socioeducativos destacam como necessários à sua acção laboral. Partimos assim da análise das respostas a uma pergunta aberta do questionário, cruzando-a com outras dimensões já previamente analisadas. Partindo de uma tipologia de Schulman (1986) adaptada, analisámos os saberes que os mediadores consideraram relevantes para a sua prática, sendo notória a importância atribuída aos saberes contextuais, pela enorme diversidade de informação, que vai de saberes bastante abstratos e universais até saberes muito específicos.

Description

Congresso realizado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, de 30 de Junho a 02 de Julho de 2011

Keywords

Mediador socioeducativo Saberes Valores Competências Saberes contextuais Ética

Pedagogical Context

Citation

Freire, I., & Caetano, A. P. (2011). Mediação socioeducativa – saberes contextuais para lidar com o inesperado. In C. S. Reis, & F. S. Neves (Coords.), Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, inovar e desenvolver: Desafios das ciências da educação (Vol. 4, pp. 597-602). Guarda: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License