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As Tecnologias de Informação e Comunicação numa organização pública: o caso Companhia Carris de Ferro de Lisboa

dc.contributor.advisorPiepoli, Sónia Infante Frias
dc.contributor.authorPacheco, Eduardo César Figueiredo dos Anjos Lages
dc.date.accessioned2016-12-29T11:22:01Z
dc.date.available2016-12-29T11:22:01Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalhopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação observa como os tripulantes da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) percecionam, usam e interagem com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), nas suas práticas profissionais quotidianas. O objetivo principal deste estudo é compreender se as plataformas de comunicação digitais disponibilizadas pela CCFL são reconhecidas pelos tripulantes como instrumentos facilitadores do seu trabalho. Os objetivos secundários procuram compreender se as plataformas são veículos facilitadores do processo de comunicação organizacional, se é favorecido o uso de algumas em relação a outras e, por último, constatar se os tripulantes separam o tempo de trabalho do tempo pessoal no que diz respeito à sua utilização. Para tal, procedemos à aplicação de um questionário via email. A análise dos resultados sustenta que as plataformas digitais são utilizadas pelos tripulantes, sobressaindo duas plataformas: myCARRIS e email, verificando-se ainda a diluição do tempo profissional no tempo pessoal. No âmbito da comunicação organizacional, as plataformas são pouco relevantes, uma vez que são utilizadas essencialmente para obter informação específica ao trabalho.pt_PT
dc.description.abstractThe following dissertation examines how Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) (Lisbon Tram and Bus Transportation Company) crewmembers perceive, use and interact with information and communication technologies (ICT) in their daily professional practice. The main goal of this study consists in understanding whether crewmembers regard digital communication platforms provided by CCFL as work facilitating instruments. The secondary goals include understanding whether those platforms facilitate the process of organizational communication, whether the use of some platforms is favoured over others and, finally, whether crewmembers distinguish working time from personal time when using them. This was achieved by means of a questionnaire sent by email. The analysis of the results indicates that crewmembers use CCFL digital platforms, particularly myCARRIS and e-mail, with work time blending with personal time. Nevertheless, such platforms appear to have little relevance in terms of organizational communication since they are mainly used for obtaining specific work-related information.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201512327
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/12795
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Ciências Sociais e Políticaspt_PT
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCompanhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL)pt_PT
dc.subjectTripulantespt_PT
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCompanhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL)en
dc.subjectCrewmembersen
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação numa organização pública: o caso Companhia Carris de Ferro de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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