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As Tecnologias de Informação e Comunicação numa organização pública: o caso Companhia Carris de Ferro de Lisboa

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Abstract(s)

A presente dissertação observa como os tripulantes da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) percecionam, usam e interagem com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), nas suas práticas profissionais quotidianas. O objetivo principal deste estudo é compreender se as plataformas de comunicação digitais disponibilizadas pela CCFL são reconhecidas pelos tripulantes como instrumentos facilitadores do seu trabalho. Os objetivos secundários procuram compreender se as plataformas são veículos facilitadores do processo de comunicação organizacional, se é favorecido o uso de algumas em relação a outras e, por último, constatar se os tripulantes separam o tempo de trabalho do tempo pessoal no que diz respeito à sua utilização. Para tal, procedemos à aplicação de um questionário via email. A análise dos resultados sustenta que as plataformas digitais são utilizadas pelos tripulantes, sobressaindo duas plataformas: myCARRIS e email, verificando-se ainda a diluição do tempo profissional no tempo pessoal. No âmbito da comunicação organizacional, as plataformas são pouco relevantes, uma vez que são utilizadas essencialmente para obter informação específica ao trabalho.
The following dissertation examines how Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) (Lisbon Tram and Bus Transportation Company) crewmembers perceive, use and interact with information and communication technologies (ICT) in their daily professional practice. The main goal of this study consists in understanding whether crewmembers regard digital communication platforms provided by CCFL as work facilitating instruments. The secondary goals include understanding whether those platforms facilitate the process of organizational communication, whether the use of some platforms is favoured over others and, finally, whether crewmembers distinguish working time from personal time when using them. This was achieved by means of a questionnaire sent by email. The analysis of the results indicates that crewmembers use CCFL digital platforms, particularly myCARRIS and e-mail, with work time blending with personal time. Nevertheless, such platforms appear to have little relevance in terms of organizational communication since they are mainly used for obtaining specific work-related information.

Description

Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho

Keywords

Tecnologias de informação Comunicação Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) Tripulantes Information technology Communication Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL) Crewmembers

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

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