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Abstract(s)
A principal finalidade deste artigo é a de discutir as principais características do sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos dos
Ensinos Básico e Secundário, tal como é proposto no currículo português. Os elevados índices de reprovação são analisados e suscitam
reflexões várias tendo em conta que o referido sistema de avaliação
apresenta três características que, em princípio, deveriam contribuir
para que os alunos progredissem e não reprovassem. Tais características são: a) o predomínio da avaliação formativa, destinada a regular e a melhorar as aprendizagens; b) o predomínio da avaliação
interna, com as escolas e os professores a desempenharem um papel
muito relevante no processo de avaliação dos alunos; e c) o facto
de as decisões referentes à progressão, ou não, dos alunos deverem
ser tomadas apenas nos finais de cada ciclo da escolaridade obrigatória. São ainda discutidas as avaliações internas, da integral responsabilidade das escolas e dos professores, e as avaliações externas,
nomeadamente as que se têm realizado sob os auspícios de organizações internacionais. De modo geral, parece poder afirmar-se que o
sistema de avaliação das aprendizagens previsto no currículo português possui uma natureza progressiva e até inovadora, procurando
adequar-se às realidades do sistema educativo. Contudo, a pesquisa
tem demonstrado que ainda existe uma significativa diferença entre
o que é proposto legalmente e o que efectivamente acontece no
chamado sistema real, isto é, nas escolas e nas salas de aula. Nessas
condições, são feitas algumas recomendações destinadas a reduzir,
ou mesmo a eliminar, tais diferenças que, do ponto de vista do autor,
constituem um dos mais importantes desafios que a sociedade portuguesa tem que enfrentar nos próximos anos.
Description
Keywords
Avaliação educacional Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação interna Avaliação externa Exames
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português. Educação e Pesquisa, v. 33, 3, pp. 581-600.
Publisher
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
