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A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.date.accessioned2012-03-13T16:33:31Z
dc.date.available2012-03-13T16:33:31Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractA principal finalidade deste artigo é a de discutir as principais características do sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, tal como é proposto no currículo português. Os elevados índices de reprovação são analisados e suscitam reflexões várias tendo em conta que o referido sistema de avaliação apresenta três características que, em princípio, deveriam contribuir para que os alunos progredissem e não reprovassem. Tais características são: a) o predomínio da avaliação formativa, destinada a regular e a melhorar as aprendizagens; b) o predomínio da avaliação interna, com as escolas e os professores a desempenharem um papel muito relevante no processo de avaliação dos alunos; e c) o facto de as decisões referentes à progressão, ou não, dos alunos deverem ser tomadas apenas nos finais de cada ciclo da escolaridade obrigatória. São ainda discutidas as avaliações internas, da integral responsabilidade das escolas e dos professores, e as avaliações externas, nomeadamente as que se têm realizado sob os auspícios de organizações internacionais. De modo geral, parece poder afirmar-se que o sistema de avaliação das aprendizagens previsto no currículo português possui uma natureza progressiva e até inovadora, procurando adequar-se às realidades do sistema educativo. Contudo, a pesquisa tem demonstrado que ainda existe uma significativa diferença entre o que é proposto legalmente e o que efectivamente acontece no chamado sistema real, isto é, nas escolas e nas salas de aula. Nessas condições, são feitas algumas recomendações destinadas a reduzir, ou mesmo a eliminar, tais diferenças que, do ponto de vista do autor, constituem um dos mais importantes desafios que a sociedade portuguesa tem que enfrentar nos próximos anos.por
dc.identifier.citationFernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português. Educação e Pesquisa, v. 33, 3, pp. 581-600.por
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/5543
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectAvaliação internapor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectExamespor
dc.titleA avaliação das aprendizagens no sistema educativo portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage600por
oaire.citation.startPage581por
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapor
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
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