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A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português
| dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-13T16:33:31Z | |
| dc.date.available | 2012-03-13T16:33:31Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description.abstract | A principal finalidade deste artigo é a de discutir as principais características do sistema de avaliação das aprendizagens dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, tal como é proposto no currículo português. Os elevados índices de reprovação são analisados e suscitam reflexões várias tendo em conta que o referido sistema de avaliação apresenta três características que, em princípio, deveriam contribuir para que os alunos progredissem e não reprovassem. Tais características são: a) o predomínio da avaliação formativa, destinada a regular e a melhorar as aprendizagens; b) o predomínio da avaliação interna, com as escolas e os professores a desempenharem um papel muito relevante no processo de avaliação dos alunos; e c) o facto de as decisões referentes à progressão, ou não, dos alunos deverem ser tomadas apenas nos finais de cada ciclo da escolaridade obrigatória. São ainda discutidas as avaliações internas, da integral responsabilidade das escolas e dos professores, e as avaliações externas, nomeadamente as que se têm realizado sob os auspícios de organizações internacionais. De modo geral, parece poder afirmar-se que o sistema de avaliação das aprendizagens previsto no currículo português possui uma natureza progressiva e até inovadora, procurando adequar-se às realidades do sistema educativo. Contudo, a pesquisa tem demonstrado que ainda existe uma significativa diferença entre o que é proposto legalmente e o que efectivamente acontece no chamado sistema real, isto é, nas escolas e nas salas de aula. Nessas condições, são feitas algumas recomendações destinadas a reduzir, ou mesmo a eliminar, tais diferenças que, do ponto de vista do autor, constituem um dos mais importantes desafios que a sociedade portuguesa tem que enfrentar nos próximos anos. | por |
| dc.identifier.citation | Fernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português. Educação e Pesquisa, v. 33, 3, pp. 581-600. | por |
| dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/5543 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | por |
| dc.subject | Avaliação educacional | por |
| dc.subject | Avaliação formativa | por |
| dc.subject | Avaliação sumativa | por |
| dc.subject | Avaliação interna | por |
| dc.subject | Avaliação externa | por |
| dc.subject | Exames | por |
| dc.title | A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | São Paulo, Brasil | por |
| oaire.citation.endPage | 600 | por |
| oaire.citation.startPage | 581 | por |
| oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | por |
| person.familyName | Fernandes | |
| person.givenName | Domingos | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 |
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