Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Women and associativism in Portugal (1914-1974)

Funder

Authors

Publications

Análise exploratória de redes e perfis das dirigentes do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947)
Publication . Rego, Raquel; Cova, Anne; Esteves, João; Freire, Ana Isabel
O Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP), fundado em Lisboa em 1914 e em actividade até 1947, ano em que foi encerrado pelo Estado Novo, pode ser considerado a organização feminista mais relevante da primeira metade do século xx.2 Neste sentido, o seu conhecimento contribui especialmente para dar visibilidade às mulheres que também fizeram a nossa história.3 Embora já estudado por diversos/as investigadores/as, há ainda muito por conhecer sobre o CNMP. 4 Um dos aspectos a aprofundar são as suas redes sociais. Apesar de vários/as autores/as fazerem referência e realçarem, por exemplo, a importância das relações ou laços sociais entre as mulheres que o compuseram, o termo rede é usado «metaforicamente», para usarmos uma expressão de Claire Lemercier (2015).5 Isto significa que as relações sociais não têm sido analisadas com uma abordagem própria, possível através da Análise de Redes Sociais (ARS), uma abordagem teórico-metodológica, ou «modo de ver as coisas», que a análise histórica está a descobrir e a utilizar de forma crescente.
Discursos sobre emancipação das mulheres e feminismos na Modas & Bordados, no pré e pós-revolução dos Cravos
Publication . Freire, Ana Isabel
Em 1975, a chefe de redação da Modas & Bordados, Maria Antónia Fiadeiro, convida Maria Lamas (referência dos feminismos da primeira metade do século XX) a regressar como diretora honorária à publicação que geriu entre 1928 e 1947. Poucos dias após a Revolução dos Cravos, a revista comprometera-se a auscultar a situação das mulheres, a esclarecer e a incentivar a luta pelos seus direitos no contexto de um “novo país”. Que problemáticas se evidenciam nessa busca? Como são enquadradas e debatidas? Partindo deste “novo” propósito da revista, o artigo analisa qualitativamente o agendamento das temáticas da emancipação das mulheres e dos feminismos numa amostra de 165 peças rastreadas na Modas & Bordados durante o governo de Marcelo Caetano (nos anos de 1968 e de 1973) e após a Revolução dos Cravos (triénio 1974-1976).
Mulheres e associativismo em Portugal, 1914-1974
Publication . Cova, Anne; Gorjão, Vanda; Freire, Ana Isabel; Lopes, Ana Costa; Monteiro, Natividade
Este livro inscreve o estudo do associativismo feminino numa história de longa duração que cobre seis décadas. Obra de história das mulheres, sem esquecer as histórias de vida nem a abordagem biográfica, é também um contributo primordial para a história política de Portugal no século xx, focando aspetos como as relações entre a sociedade civil, as elites políticas e os regimes em vigor, a participação nas duas guerras mundiais, a política colonial, as formas de adesão ou de resistência à ditadura, o lugar das mulheres e das questões que lhes estão ligadas nas aspirações democráticas e na oposição ao Estado Novo. Para as mulheres que só tardiamente obtiveram direitos políticos, como aconteceu em Portugal, o associativismo desempenhou um papel relevante na sua politização, ao permitir-lhes participar na vida pública, na assunção de responsabilidades e na tomada de consciência delas próprias e das suas capacidades. Os contornos móveis da articulação entre feminismo, pacifismo, antifascismo, socialismo e anticolonialismo são, aliás, uma das chaves de leitura da história de várias organizações de mulheres e são objeto de debate historiográfico neste livro, que conjuga as abordagens e os métodos de duas disciplinas: a história, sensível aos contextos e às mutações, e a sociologia, mais preocupada em construir modelos ou com a análise quantitativa e gráfica das redes.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

PTDC/HAR-HIS/29376/2017

ID