Loading...
Research Project
Os Palácios do Poder. Os edifícios do Governo e a representação identitária do Estado Novo
Funder
Authors
Publications
Os palácios da “Representação Nacional”. Identidade e poder nos edifícios do Governo no Estado Novo
Publication . Pascoal, Ana Mehnert; Neto, Maria João Quintas Lopes Baptista; Martins, João Paulo do Rosário
O Estado Novo português (1933-1974) ocupou, sobretudo, espaços para os seus órgãos de soberania que já possuíam anteriormente essa função, remodelando-os consoante o seu entendimento estético. Quando justificado, planeou novos imóveis. A presente investigação assenta na análise dos edifícios representativos do poder central – Presidência do Conselho e Assembleia Nacional (Palácio de São Bento) e Ministérios (Praça do Comércio), em Lisboa, fundamentada na inexistência de uma abordagem global das intervenções arquitetónicas e artísticas efetuadas nesses espaços, impondo-se, portanto, colmatar uma lacuna na historiografia da arte deste período. São abarcados programas, planos e projetos tanto concretizados, como não materializados, e considera-se a estrutura burocrática dominante e os diversos agentes envolvidos, da esfera política e decisória aos domínios de planeamento urbano, produção arquitetónica e criação artística.
Pretende-se contribuir para a compreensão dos processos de veiculação de uma imagem representativa do regime político e de estabelecimento de uma identidade coletiva, quer pela atuação sobre edifícios com marcado simbolismo e valor patrimonial atribuído, quer pela construção de raiz, incluindo os vários elementos de encenação espacial, concretamente obras de arte e mobiliário. A análise é enquadrada nas políticas de fomento de obras públicas estrangeiras coevas.
O estudo adquire relevância no contexto atual de valorização do património edificado, particularmente enquanto recurso económico no quadro de uma recente conjuntura de reconversão de alguns espaços outrora ocupados pelos organismos do Governo. Desta forma, atenta-se em questões de utilização continuada desde a revolução de 1974, e de manutenção e alteração de funções. Reflete-se acerca da “patrimonialização” do legado imóvel do Estado Novo, alvo de adaptações várias, atentando no conceito de difficult heritage e na necessidade de implementar práticas de memória crítica perante um legado que se revela quotidianamente invisível.
Encenação do Estado Novo na exposição Quinze Anos de Obras Públicas (Lisboa, 1948)
Publication . Pascoal, Ana Mehnert
A exposição Quinze Anos de Obras Públicas (1932-1947), decorrida por empenho oficial em Lisboa, em 1948, apresentou o progresso alcançado no domínio das obras públicas e comunicações desde 1932. Realizada num contexto de legitimação do Estado Novo como regime moderno e socialmente empenhado no pós-guerra, a exposição enquadrou-se numa lógica de recuperação e adaptação de estratégias propagandísticas empregues na década de 1930. Neste artigo, consideramos tratar-se de uma exposição política que funcionou como mecanismo de suporte da permanência do regime, com afinidades conceptuais com certames de temática similar realizados sob Hitler e Franco. Através do cruzamento de fontes e bibliografia, e comparando a exposição de 1948 com exposições oficiais portuguesas anteriores, são analisados dois aspetos pouco explorados pela historiografia: o recurso a uma comissão executiva próxima do Governo e a decoradores com atividade comprovada e coadunada com a estética oficial, e o emprego de uma linguagem expositiva já testada anteriormente, embora relegando o papel simbólico das artes plásticas para um plano secundário. Argumenta-se que tais fatores contribuíram para sustentar o objetivo da exposição de transmissão de sentimentos de pertença coletiva como o combate a movimentos oposicionistas, através da tónica no progresso infraestrutural a nível nacional, fundamento da estratégia de melhoramentos rurais então lançada, e no triunfo da regeneração proporcionada pelo regime sobre a decadência prévia.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
OE
Funding Award Number
SFRH/BD/139172/2018
