Loading...
Research Project
Teatro Clássico Português: Um repertório a descobrir
Funder
Authors
Publications
A Paz no Teatro Romano de Lisboa: um repertório clássico no palco mais antigo da cidade
Publication . Pereira, Silvina; Fernandes, Lídia
A reabertura do Museu de Lisboa - Teatro Romano com um novo percurso museográfico, em Setembro de 2015, justifica uma apresentação e reflexão sobre a programação
que reintroduziu o reportório do teatro clássico no palco mais antigo da cidade (o edifício musealizado remonta aos inícios do século I d.C.).
As autoras destacam, em 2016, o ciclo de conferências Lusitânia Teatral e a encenação da
obra A Paz, criada por Aristófanes no século IV a.C.
Partindo desta última, abordam as questões cénicas colocadas pela adaptação e representação
de textos clássicos.
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje
Publication . Pereira, Silvina
O texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo
por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da
leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo,
a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto,
formação e experiência artística) que, neste caso concreto,
conduziram também, e desde logo, a determinadas opções
dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de
Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro,
revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e
rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á
essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus
textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia
Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e
2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o
desafio que constitui encenar o seu teatro
Jorge Ferreira de Vasconcelos - Introdução
Publication . Pereira, Silvina; Pérez Isasi, Santiago
O Misantropo no Teatro Romano de Lisboa: quando a criação artística se encontra com a investigação académica
Publication . Pereira, Silvina
Estudo que tem como ponto de partida a experiência in loco de encenar duas peças do repertório antigo nas ruínas do Teatro Romano de Lisboa – A Paz de Aristófanes, em 2016, e O Misantropo de Menandro, em 2017 –, uma prática cénica pensada, contextualizada e estruturada num binómio que alia a investigação académica com a criação artística. Promove-se ainda uma deambulação sobre a comédia enquanto género, a transmissão da teoria e prática cénica antiga, e a recepção da herança teatral greco-latina pelo teatro renascentista português.
Aristófanes na Universidade de Lisboa: uma experiência pedagógica e artística
Publication . Pereira, Silvina
If we take as a starting point the idea that a dramatic text is one meant to be
performed, inseparable from the staging practices that each period reinvents, and that the best
way to study it is through the experience of attending a performance, there is no better option
for university students than providing them the possibility to enter that world. The course
Encenação do Teatro Clássico (The Staging of Classical Drama), taught to the students of the
Faculty of Letters of the University of Lisbon in 2012, culminated with the public performance
of Aristophanes’ play Peace, at the Salão Nobre of the University of Lisbon on December 17,
2012. This article is a refl ection upon this challenging, though fruitful, pedagogical and artistic
experience.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BPD/110818/2015