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Duas vezes somo meninos ou a castanheira e o marujo
Publication . Paula, António José de, 1738?-1803; Rosa, Marta
A farsa Duas vezes somos meninos toma como mote o dito popular também referido como “duas vezes somos crianças” e que se aplica a pessoas idosas com comportamentos infantis. O segundo título da farsa, “A castanheira e o marujo” remete para a personagem da vendedora de castanhas, Jacinta, por quem se enamoram vários homens, mas cujo coração pertence ao marujo, Manel, que no final da farsa afastará todos os pretendentes.
Os gulosos: entremezes dos séculos XVII e XVIII
Publication . Camões, José; Marques, Andresa Fresta; Madroñal, Abraham; Sellers, María Rosa Álvarez
Matière, paysage et récit dans le théâtre de marionnettes
Publication . Firmo, Catarina
Lorsque les frontières des arts de la marionnette s’élargissent, des nouveaux espaces sont ouverts pour activer l’inanimé. L’hybridisme et l’indomptable désir de liberté que nous reconnaissons dans la marionnette contemporaine sont forcément accompagnés d’une plongé dans ses sources les plus anciennes: plus la marionnette avance vers le futur, plutôt elle ressemble à ses ancêtres. Par son pouvoir d’animisme, les marionnettes défient les limites de l’imaginaire et les possibilités de représentation des matières en transformation. Cette étude, propose de parcourir un itinéraire de spectacles et de compagnies de théâtre de marionnettes où l’idée d’animisme surgit pour explorer les possibilités expressives des matières, pour nous raconter des histoires et réactiver des paysages furent-elles réelles ou issues de nos rêves.
Entremés de las lenguas; Entremez das línguas ou derrota de um velho louco
Publication . Calderón de la Barca, Pedro, 1600-1681; Cáncer y Velasco, Jerónimo de, ca 1599-1655; Camões, José; Almeida, Maria João; Rodríguez, José Javier
Karnart Perf Perfinst : Karnart Inst Perfinst
Publication . Martins, Rita; Castro, Luís; Sérgio Vitorino
Este livro regista o itinerário conceptual do Perfinst, fixando-o na unidade de um objecto capaz de resistir à fragmentação e à volatilidade do mundo electrónico. O livro, este livro, será um sinal de resistência ao tempo, de obstinação da memória, de perseguição do perene. A dupla capa do volume joga com o conceito Perfinst, neologismo concebido pela aglutinação dos termos «performance» e «instalação». Sem contracapa, as duas faces, «Perf» e «Inst», iniciam um ciclo que imita o movimento dinâmico subjacente à criação artística da Karnart. Na verdade, os objectos das colecções do Gabinete Curiosidades Karnart, focados na frente «Inst», extraídos à sua inércia, regressam à vida através do perfinster, destacado na parte «Perf», que se dedicará à composição de microcosmos delicados. Após o espectáculo, cada um dos elementos retorna ao seu lugar, na gaveta, na estante ou na arca, onde, meticulosamente disposto, aguarda narrativas e novo sopro em espectáculos do porvir. Cada evento Perfinst mimetiza, assim, o renascer do cosmos, é uma afirmação do eterno retorno das coisas e da vida. Este livro «karnartiano» tem dois princípios e não tem fim. Se olharmos o presente volume como uma esfera composta por camadas, encontramos, a envolver a sua superfície, a fina película dos agradecimentos, formada pelos nomes dos companheiros do percurso artístico traçado por Luís Castro e Vel Z, uma ladainha que sustém, simbolicamente, um trabalho tecido de cumplicidades. Cada colaboração, pontual ou regular, é reconhecida como fundamental para a existência de um projecto que se faz de humanidade. Precedendo o convite à leitura dos textos, apresenta-se uma bibliografia sobre os espectáculos Perfinst/Karnart elaborada por Licínia Ferreira, um importante instrumento de pesquisa que dá acesso aos acontecimentos passados e auxilia os estudos futuros. Segue-se um breve prefácio, elucidativo do conceito que dá o título ao livro; rompendo-se esta primeira camada encontrará o leitor cinco secções transversais às duas zonas do livro. Por opção, dá-se a liberdade aos autores de grafar «Perfinst» no feminino ou no masculino, consoante se referem aos termos femininos que compõem o neologismo ou ao conceito que é examinado. Assume-se a natureza hermafrodita do vocábulo, já que o/a Perfinst, nascido/a das línguas inglesa e portuguesa, vive em território híbrido. As primeiras quatro secções acolhem os contributos de investigadores, intérpretes e espectadores, um conjunto de depoimentos cuja diversidade de pontos de vista amplia o conceito Perfinst, dando-lhe espessura, profundidade e renovadas matizes. Os escritos de Luís Castro, por sua vez, constituem o núcleo do livro, enquanto o ensaio visual de Vel Z, localizado nas páginas centrais, sinaliza o encontro entre as faces «Perf» e «Inst» – a imagem que une as duas zonas simboliza a fusão dos conceitos e, simultaneamente, a génese do Perfinst.
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Programático
Funding Award Number
UIDP/00279/2020
