Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Strategic Project - UI 77 - 2011-2012

Authors

Publications

Variações sobre o tema da “intricada comunhão entre Bíblia e Cultura” - Nelly Sachs e Fernando Pessoa
Publication . Saint-Maurice, Maria Armanda de
Neste ensaio, interessar-nos-á demonstrar a permanência de uma herança cultural comum, de raízes bíblicas, que influenciou a Literatura ao longo dos tempos, mesmo que em diferentes ritmos de diálogo com essa herança. Nesta breve reflexão acerca da Bíblia como fundamental sustentáculo de um imaginário cultural, analisaremos alguns poemas de dois autores novecentistas, Nelly Sachs e Fernando Pessoa (em particular do “Guardador de Rebanhos”, de Caeiro), nos quais se percebe, mesmo quando com intenção paródica, um diálogo produtivo com o Velho Testamento e o Novo Testamento.
A biografia de Bernardim Ribeiro à luz das conspirações contra D. João II
Publication . Duarte, Marta Marecos
O mistério em torno da figura de Bernardim Ribeiro suscitou controvérsia entre várias gerações de intelectuais (Teófilo Braga, Teixeira Rego, Helder Macedo, etc.). Na tentativa de reconstituir a vida do autor e, assim, decifrar a obra, desenharam-se duas vertentes biográficas principais, que convergem num relevante facto histórico: a conspiração de 1484, conjurada contra D. João II por membros da alta nobreza. O nosso objetivo é mostrar em que medida este evento político assume destaque em ambas as perspetivas biográficas. Notando o cruzamento do contexto histórico do nascimento do poeta com a especulação que se desenrolou em redor do vazio documental que constitui a sua vida, pretendemos investigar as razões que explicam a correspondência entre os dois cenários biográficos.
[recensão crítica a] João Maurício Brás, Da Filosofia Inútil. Lisboa: Fonte da Palavra, 2011.
Publication . Sousa, Rui
Recensão crítica do livro Da Filosofia Inútil de João Maurício Brás no qual aborda alguns dos mais produtivos e permanentes tópicos do pensamento humano: o pessimismo e a descrença no progresso e na evolução civilizacional, o mito do eterno retorno, a relação entre ilusão, fingimento e crença, a imaterialidade dos conceitos produzidos pelo Homem, a natureza essencialmente opressiva e subjugadora das instituições, entre outros, além, claro, da central atenção à problemática da morte, das suas várias implicações e manifestações e do modo como lidamos com ela em diferentes momentos da nossa vida e de acordo com os diferentes posicionamentos sociais, religiosos, políticos e filosóficos que desempenhamos.
António Ramos Rosa: alguns aspectos
Publication . Cortez, António Carlos
Texto onde se analisa a obra poética de António Ramos, a qual se rege pela fidelidade a uma ideia de poesia que poderia ser lida como um manifesto (e manifestação) de toda uma geração que soube exaltar o poético por meio de um discurso centrado na criatividade das imagens. Tal não veio a ser sinónimo de alienação do discurso fazendo a poesia fechar-se sobre si própria. António Ramos Rosa preferiu a abertura total da palavra poética. Inventou “outra escrita entre os muros”, lançando-se numa aventura de linguagem prodigiosamente viva neste tempo inimigo da energia criadora, a única que pode fazer da palavra um objeto iluminante e simultaneamente obscuro.
Dois poemas de Ruy Belo
Publication . Amaral, Fernando Pinto do
Neste texto analisam-se dois poemas de Ruy Belo: "Através da chuva e da névoa” que consiste na evocação de uma despedida, de alguém que o poeta viu (e ainda vê) desaparecer no mar, como se a memória reconstituísse esse momento e o prolongasse até ao presente, e "Na morte de Marilyn" publicado em Transporte no Tempo.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

PEst-OE/ELT/UI0077/2011

ID