Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Centre for Classical Studies

Authors

Publications

Optimo magistro sodalium et amicorum munus: homenagem a Aires A. Nascimento pelo seu 80.º aniversário
Publication . Espírito Santo, Arnaldo, 1942-; Pimentel, Maria Cristina, 1954-; Alberto, Paulo Farmhouse, 1959-; Furtado, Rodrigo, 1974-
A vontade evidente de ultrapassar fronteiras rígidas entre áreas do saber levou a que Aires A. Nascimento fosse além da área tradicional dos Estudos Clássicos e se dedicasse sobretudo à filologia latina medieval, à codicologia e à história do livro e das bibliotecas, com dezenas de publicações nomeadamente sobre manuscritos, iluminuras e circulação de códices, sobre as livrarias e os textos de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra, S. Vicente de Fora e Lorvão, sobre hagiografia e relatos de milagres e sobre história medieval e a documentação latina do território português. Do mesmo modo, alargou os seus interesses ao Humanismo Português, onde estudou Pedro Nunes, Damião de Góis, entre tantos outros. Estamos em crer que, sobretudo na filologia latina medieval em Portugal, há claramente um antes e um depois de Aires A. Nascimento. Não tendo sido o único que se dedicou ao estudo de textos latinos medievais, o seu talento tornou-o o principal dinamizador destes estudos em Portugal ao longo de mais de trinta anos. Com uma capacidade de trabalho difícil de ultrapassar, procurou formar discípulos. Este volume surge da ideia de preparar uma homenagem que permita juntar amigos, discípulos e colegas numa obra que celebre não apenas a amizade, mas também a ciência.
Reflexão sobre o confronto entre o direito à privacidade e o direito do jornalista
Publication . Vale, Olímpia do
Pretende esta revisão de literatura desenvolver uma discussão entre os direitos dos jornalistas, presentes no contexto de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa, e confrontá-los com o direito fundamental que é o direito à privacidade. A introdução apresenta o assunto e elabora uma breve exploração de conceitos necessários à dita reflexão, tais como: jornalismo, jornalista, liberdade de informação, direito de honra, direito à privacidade, direito ao esqueci mento, liberdade de expressão e imprensa. De seguida, no tópico da metodologia são listadas as bases de dados científicas utilizadas nesta pesquisa, os elementos utilizados e os resultados obtidos. Finda a metodologia, os conceitos já apresentados são alvo de reflexão no corpo do texto que se divide em três subtópicos – ética, jornalistas e confronto de liberdades. O primeiro subtópico identifica o que é a ética, descreve algumas normas e compara a forma com diferentes países perspectivam a ética. O segundo subtópico pretende descrever com mais detalhe o conceito de jornalista, descreve boas práticas profissionais, lista aspectos relevantes sobre a sua formação, denuncia problemas que a comunicação social enfrenta e menciona os factores que influenciam o desempenho dos jornalistas, bem como a deterioração da comunicação social. O último subtópico narra algumas conceptualizações sobre liberdades, sobre a procedi mentalização da imprensa, o conflito entre liberdade de expressão, liberdade de imprensa e o direito à privacidade e ainda, o uso do princípio da proporcionalidade na resolução deste conflito. Por fim, o capítulo da conclusão, resume os resultados obtidos pelas diferentes leituras, bem como apresenta um parecer, de cunho pessoal, pela autora desta revisão.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDB/00019/2020

ID