Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

ESTUDO ACÚSTICO DOS DIALECTOS PORTUGUESES

Authors

Publications

O problema da diversidade dialectal do Centro-Sul português: informação perceptiva versus informação acústica
Publication . Brissos, Fernando; Saramago, João
O presente artigo parte dos dados acústicos de Brissos (2014) sobre o Centro-Sul português e divide-se em dois planos: a) sistematização da informação que a literatura tem fornecido sobre ou de interesse para o problema da diversidade dialectal do Centro-Sul português, numa correspondência geográfica linear com a área estudada por Brissos (2014); b) confrontação dessa informação, que é de base perceptiva, com os resultados de Brissos (2014). Os resultados perceptivos dos estudos de caso (estudos que incidem sobre falares ou localidades específicos) concordam com os dados acústicos de Brissos na informação fundamental; permitem por isso sugerir a revisão das ideias que os estudos de classificação dialectal nos têm deixado sobre o Centro-Sul português. Essa sugestão é eficaz porque parte de duas metodologias diferentes (a da dialectologia perceptiva / tradicional e a da dialectologia acústica). São metodologias de que a dialectologia actual não deve abdicar; deve ser abandonada a exclusividade da dialectologia perceptiva e ser utilizada, no estudo da fonética dialectal, uma perspectiva de complementaridade entre informação perceptiva e informação acústica.
New insights into Portuguese central-southern dialects:understanding their present and past forms through acoustic data from stressed vowels
Publication . Brissos, Fernando
This paper presents new acoustic data on Portuguese central-southern dialects, namely on the stressed vowels of the area. The data show important cues for the history of those dialects, as it can be seen that they are much more similar to one another than is traditionally assumed. Acoustic data on Portuguese central-southern dialects are proven to be of significance, hence, acoustic data on Portuguese dialects are increasingly needed in order to allow for better dialectological characterizations of Portuguese since those characterizations have been based only on auditory data until now.
Variação lexical açoriana: estudo dialetométrico do Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores
Publication . Brissos, Fernando; Gillier, Raïssa; Saramago, João
Este estudo apresenta uma primeira proposta de classificação dialetal do espaço linguístico açoriano através de uma abordagem dialetométrica ao material lexical recolhido nos 17 pontos de inquérito que formam a rede do Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores. O material que possibilitou este trabalho é o que foi obtido como resposta a 257 conceitos na totalidade dos pontos e a metodologia de análise, inserida no paradigma da Escola Dialetométrica de Salzburgo, é a preconizada pelo programa Diatech, que apresenta uma solução inovadora para o problema das respostas múltiplas. Através das diferentes análises permitidas pela Diatech, foi possível determinar: (i) uma primeira divisão linguística, por grupos de ilhas, que corresponde aos 3 grupos geográficos que formam o arquipélago – oriental, central e ocidental; (ii) uma subdivisão linguística dos 17 pontos em 9 grupos que correspondem exatamente às 9 ilhas do arquipélago. A análise sinótica, realizada pela aplicação do coeficiente de assimetria de Fisher, mostrou que a ilha que mais se distingue das restantes é a Terceira e que as ilhas que mais semelhanças apresentam relativamente às outras são o Corvo e Santa Maria. Esta primeira proposta só ficará completa e definitiva com idêntico estudo de outras áreas gramaticais dos dialetos açorianos.
Proposta de reformulação da classificação dialetal do noroeste português
Publication . Brissos, Fernando
Brissos / Rodrigues (2016) apresentam dados acústicos que sugerem a reformulação, em vários aspetos fundamentais, da imagem que nos tem sido legada sobre uma das variedades dialetais mais idiossincráticas do português: a variedade do Baixo Minho e Douro Litoral da proposta de classificação dos dialetos portugueses de Cintra (1983). Para se poder rever aquela imagem, os dados de Brissos / Rodrigues necessitam, porém, de ser testados à luz do confronto com uma rede densa de inquéritos. Levamos a cabo esse confronto neste artigo, chegando a uma proposta de reformulação da variedade dialetal do noroeste português assente em três pilares: a área da variedade é muito mais estendida do que é referido tradicionalmente; o traço identificador da variedade, a ditongação de vogais tónicas, deixa apenas de fora as vogais cardinais; existe ditongação não apenas com semivogais altas mas também com semivogais não-altas centrais. Daí resulta a primeira revisão concreta da proposta de Cintra, procedimento que defendemos ser importante introduzir nos estudos dialetais do português. Desse novo quadro resulta, por sua vez, um novo posicionamento de algumas questões essenciais de história e fonética/fonologia da língua portuguesa.
A Fonética Forense na produção de prova no ordenamento jurídico português: o parâmetro do pré-vozeamento
Publication . Martins, Fernando; Simões, Deolinda Reis; Brissos, Fernando; Rodrigues, Celeste
Neste artigo, são abordados dois temas principais: o valor da perícia em julgamento e o estudo de um parâmetro, o pré-vozeamento, em fonética forense. O valor probatório da perícia está já consagrado no ordenamento jurídico português, na medida em que o juiz se encontra vinculado às conclusões do relatório pericial. Porém, é defendida a perspectiva de que são necessários novos parâmetros a serem incluídos nas perícias forenses. Propomos a inclusão do pré-vozeamento, que preenche os requisitos suficientes para o fortalecimento do valor da perícia como prova em juízo. Existem condições para que o valor de prova da fonética forense seja cada vez mais forte, atendendo ao crescente número de escutas telefónicas realizadas pelas autoridades judiciais e à possibilidade de se encontrarem parâmetros de análise da voz cada vez mais eficazes.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Funding Award Number

SFRH/BPD/78479/2011

ID