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  • Impacto de um programa para a autogestão em adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1
    Publication . Flora, Marília C.; Malheiro, Maria Isabel Dias da Costa; Barros, Maria Luísa Torres Queiroz de
    Adolescentes com Diabetes Tipo 1 (DM1) confrontam desafios de elevada complexidade associados à gestão da doença crónica. A investigação tem apontado a vantagem de intervenções de promoção das competências de autogestão da doença. Este trabalho teve como objetivo global desenvolver e implementar um programa de educação para a autogestão em adolescentes com DM1 (Lay LeDU DM1) durante um campo de férias, a partir do programa de educação para a autogestão para adolescentes com Spina Bífida baseado no modelo de Lorig, e analisar preliminarmente o seu impacto nos níveis de hemoglobina glicada, conhecimentos acerca da diabetes, autoeficácia relacionada com a gestão da DM1, e qualidade de vida relacionada com a saúde. Realizaram-se três estudos sequenciais, os estudos I (n=18) e II (n=32) quantitativos, descritivos com desenho “Before–after” com avaliação no primeiro dia do campo, após o campo, e seis meses depois. No estudo III (n=38), qualitativo, no final do programa foram realizados três grupos focais (participantes rapazes, participantes raparigas e Lay Leds) e foi realizada análise temática e categorial. Os principais resultados mostram que os adolescentes que participaram no Campo de férias com Programa de Educação para a Autogestão aumentaram significativamente mais as respostas corretas sobre conhecimentos acerca da diabetes do que no campo de férias, e a dimensão impacto do tratamento da qualidade de vida relacionada com a saúde foi significativamente superior no momento T2, após o campo de férias. Não se observaram diferenças na evolução em nenhuma das outras variáveis. Da análise das entrevistas de grupo focal (estudo III) os participantes consideram que foi uma experiência interessante com ênfase nos conhecimentos sobre a gestão da DM1 e partilha de experiências entre pares. Espera-se com este trabalho contribuir para o conhecimento sobre a construção de programas de campos de férias para adolescentes com DM1 e fomentar a utilização dos programas na promoção da autogestão da DM1.