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  • Convocarte, nº6 (Set. 2018): Ars Ludens – Arte, Jogo e Lúdico: A Arte como Jogo? / L'art comme jeu? / Art as play, art as game?
    Publication . Dias, Fernando; Krajewski, Pascal; xana; Benedetto, Bufalino; Caeiro, Mário; Guérin, Michel; Vaitsman, Marcia; Patim, Isabel; Serrus, Charlotte; Lopes, Vasco de Brito Costa Mendes; Quadros Ferreira, António; Castro-Henriques, Mendo; Rita, Annabela; Barbosa Bezerra De Souza, Bethania; Cabau, Philip; Pessanha, Ana Maria; Rocha, Ana
    Para estes números (nº6 e 7) dos trabalhos de 2018 a revista Convocarte abordou a questão lúdica Inspirada na noção de Homo Ludens de Huizinga, propomos uma Ars Ludens, assumindo-a enquanto dimensão humana que atravessa as culturas e as produções artísticas. Apesar de nos interessar trabalhar ambas as dimensões em conjunto, defendemos que lúdico e jogo, apesar da proximidade, não são a mesma coisa. O jogo é o instrumento através do qual se manifesta a dimensão lúdica. Mas o jogo pode ter outros efeitos negativos, mais nocivos que não se ajustam à ludicidade, ou até ser seu antónimo. Se o jogo pode também ser vício e derrota, a ludicidade liberta-se enquanto efeito de prazer e de diversão. O jogo é o plano de regras e de objetivos, enquanto palco alternativo às normas da nossa realidade, no interior do qual a ludicidade se experimenta. Diríamos que o lúdico é o lado bom e prazenteiro do efeito do acto de jogar. Mas o lúdico não é exclusivo do jogo. O brinquedo é outro dos seus instrumentos e o brincar outro dos seus verbos privilegiados – e nem sempre brincar e jogar coincidem, porque uma acção apela ao entretimento e outra à competição. Apesar das fusões etimológicas, consoante as línguas e suas tradições, as proximidades entre estes termos (lúdico, jogo ou brincadeira) acabam por apresentar nuances a distinguir.
  • The Games we (may) Play: from Pulllllllllllllllllllllllllll to Lethes Art
    Publication . Patim, Isabel
    O artigo visa abordar o tema da arte, do jogo e do brincar, incluindo, no, e com, o seu próprio formato e estilo, e muitas transições, uma noção de jogo. Os modos de arte e prática literária mencionados resultam de pesquisas realizadas ao longo dos anos e almejam ser contributos para reflexões sobre práticas artísticas e produtos visuais e literários menos conhecidos. A breve análise de poemas e poetas no Canadá, ou os estudos de caso de eventos de artes e de projetos, conduzem todos à construção de um argumento relevante para o significado do jogo no processo criativo. O artigo abrange uma variedade de contextos e modos de arte e prática literária, em múltiplas localizações geográficas: da antologia bilingue Pullllllllllllllllllllllllll, na voz de dois poetas canadianos, Jeff Derksen e bpNichol, até Ponte de Lima com o projeto internacional Lethes Art. Enquanto que o Movimento Artístico Toyism surge como um exemplo de abordagem do processo criativo, os Encontros de Estudos sobre Ciências & Culturas e o livro Literatura & Jogo emergem como práticas conceptuais interdisciplinares que têm sustentado este nosso estudo e a proximidade entre Artes e Letras, da qual a publicação digital ‘... de Artista para Artista ...’ é, assim, um exemplo, numa tentativa de ir além da geografia das palavras e dos lugares, através de um espaço de entrevistas e diálogos, sobre Artes, por Artistas.