Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Oliveira, Francisco Roque de

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Mapas de metade do mundo
    Publication . Oliveira, Francisco Roque de; Meendoza Vargas, Héctor
    “Mapas de metade do mundo”, o título escolhido para este livro, é adaptado da expressão quase análoga inscrita pelo jurista, historiador e geógrafo Juan López de Velasco na abertura da sua Geografía y Descripción Universal de las Indias, de 1574. Feliz sugestão retórica de um espaço vastíssimo, a expressão tem particular interesse porque agrega um conjunto de terras e de mares em função de um poder de sentido imperial. Ora, mesmo quando a natureza do poder se modifica, podemos sempre retomar o exercício proposto por López de Velasco e indagar as dimensões ideais de representação que, tal como as evidências materiais e as experiências das sociedades, contribuem para a definição e a coerência de todo e cada um dos territórios.
  • A «Ilha Brasil» de Jaime Cortesão: ideias geográficas e expressão cartográfica de um conceito geopolítico
    Publication . Oliveira, Francisco Roque de
    O chamado «mito da Ilha-Brasil» correspondeu a uma das ideias centrais do pensamento geopolítico de Jaime Cortesão, desenvolvido quando este historiador português apresentou no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, entre 1944 e 1950, uma importante série de cursos sobre a História da Cartografia e as fronteiras brasileiras. No seu entender, uma razão geográfica de Estado oposta ao Tratado de Tordesilhas preside à formação territorial do Brasil, lógica essa que teria as suas primeiras expressões literárias e cartográficas no século XVI, prolongando-se depois no tempo, a ponto de a podermos reencontrar no pensamento de Alexandre de Gusmão e subjacente à estratégia arquitectada por Portugal para a negociação do Tratado de Madrid (1750). Nesse sentido, os mapas antigos funcionariam como um reflexo particularmente tangível da consciência precoce da unidade geográfica, económica e humana desse território inteiro e da vontade política de o dominar.
  • Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços americanos: séculos XVI a XIX
    Publication . Oliveira, Francisco Roque de; Meendoza Vargas, Héctor
    Cerca de metade dos dezanove trabalhos reunidos neste livro corresponde a investigações originais apresentadas no II Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia, evento que decorreu na Cidade do México entre 21 e 25 de Abril de 2008 subordinado ao tema “A cartografia e o conhecimento do território nos países iberoamericanos”. Os restantes artigos resultaram do convite directo aos respectivos autores, tendo sido propósito dos coordenadores do livro acolher alguma da investigação que vem sendo realizada sobre os quatro eixos temáticos que estruturam este volume: “As fontes e a reflexão filosófica e histórica”, “Desafios do olhar: novas ideias em velhos mapas”, “Entre tensões territoriais e as notícias da Ibero-América” e “O grande horizonte: os mapas e a navegação”. O conjunto permite uma vasta panorâmica sobre as representações cartográficas dos espaços americanos entre os séculos XVI e XIX, assim como sobre o modo como estas sinalizaram os processos de apropriação territorial aí ocorridos. Para além disso, esta colecção de artigos resulta num lugar de encontro entre mais de duas dezenas de especialistas americanos e europeus, que aqui confrontam distintos métodos e modelos teóricos de investigação a pretexto de um conjunto de objectos cartográficos tão heterogéneos quanto as pinturas indígenas novohispanas do século XVI, a cartografia urbana do Brasil setecentista, os primeiros mapas onde a Europa cristalizou uma visão imperial da sua presença na América ou os atlas escolares que ajudaram à construção da identidade das nações.