Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Faria, Alberto Cláudio Rodrigues

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Crayon, sanguínea e carvão : técnicas do desenho na coleção de litografia antiga da FBAUL
    Publication . Faria, Alberto
    Esta comunicação apresenta o estudo da reprodução das técnicas do desenho na Litografia, através da análise da técnica do crayon, da sanguínea e do carvão, em obras da coleção de litografia antiga da FBAUL (1836-1911). Selecionámos obras segundo desenhos de François-Gédéon Reverdin (1772-1828) para a “maneira do crayon” – à la manière du crayon -; de Charles Bargue (1826-1883) para a sanguínea e fototipias de desenhos de Auguste Allongé (1833-1898) para a técnica do carvão. Reconhece-se o contributo das litografias destes artistas dos séculos XVIII e XIX, como modelos para o ensino e aprendizagem das técnicas do desenho na antiga Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa.
  • Lições da técnica a carvão: fototipias de desenhos de Auguste Allongé na Coleção de Litografia antiga da FBAUL
    Publication . Faria, Alberto
    A Coleção de litografia antiga da FBAUL reúne mais de cinco mil obras, datadas entre 1836 e 1911. Compreende lições de desenho de Professores da antiga Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa; litografias que reproduzem pormenores de pinturas de Mestres Europeus dos séculos XVI e XVIII; Cursos de Desenho Franceses do século XIX, no qual se incluem fototipias a partir de desenhos de Auguste Allongé, pintor de paisagem francês e autor do tratado da técnica do carvão – Le Fusain (1873). A partir de uma abordagem comparativa, entre as fototipias e obras da coleção de desenho antigo da FBAUL, analisa-se a aprendizagem da técnica do carvão e os métodos utilizados na cópia das fototipias em desenho. Com este estudo regista-se a influência da lição sistematizada por Allongé no desenvolvimento do desenho a carvão na Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa