Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Erros de autor em testemunhos dactilográficos: para uma edição digital da poesia de Pedro Homem de MelloPublication . Pereira, ElsaTomando como referência a edição crítico-genética atualmente em curso para a poesia de Pedro Homem de Mello (1904-1984), este artigo detém-se na especificidade dos erros de autor que ocorrem em testemunhos dactilográficos modernos. Depois de sistematizar os tipos de erros mais frequentes nos documentos deste poeta, procura-se refletir sobre o tratamento editorial mais adequado, tendo em conta questões como a granularidade da transcrição eletrónica e o eficaz processamento das variantes e correções da génese. Devido ao elevado número de testemunhos envolvidos e às condicionantes específicas da metodologia digital, defende-se uma regularização sistemática de toda a componente acidental dos textos, incluindo não só os erros mecânicos de execução, mas também erros de língua ao nível da grafia.
- O dispositivo de paragénese na edição das obras de João PenhaPublication . Pereira, ElsaEsta comunicação procurou evidenciar o impacto que um dispositivo de paragénese pode ter na experiência de leitura dos textos, contribuindo para uma visão mais ampla e esclarecida sobre as obras editadas e o respetivo contexto comunicacional.
- O exercício da revisão e seu tratamento editorial: para uma edição da poesia de Pedro Homem de MelloPublication . Pereira, ElsaEste artigo debruça-se sobre alguns poemas de Pedro Homem de Mello (1904-1984) que foram sujeitos a processos de reescrita profunda. Segundo a argumentação aqui exposta, por mais divergentes que possam ser, essas versões, resultantes de revisão vertical, não podem ser separadas e devem editar-se em simultâneo. Neste sentido, as abordagens digitais surgem como as mais adequadas, para cotejar, editar e reorganizar automaticamente os testemunhos, explorando a natureza dinâmica da condição textual.
- O dispositivo de paragénese na edição das obras de João PenhaPublication . Pereira, ElsaTomando como referência a edição crítico-genética das obras de João Penha, este trabalho procura evidenciar o impacto que um dispositivo de paragénese pode ter na experiência de leitura dos textos, contribuindo para uma visão mais ampla e esclarecida sobre as obras editadas e o respetivo contexto comunicacional.
- Obras de João Penha: edição crítica e estudoPublication . Pereira, Elsa; Topa, FranciscoApesar do estatuto de proa na nossa literatura oitocentista, João Penha (1839-1919) foi sendo votado, ao longo dos anos, a um tácito e perverso esquecimento. Esta edição crítico-genética das suas obras vem preencher uma lacuna importante na nossa bibliografia, repondo em análise um autor com importância histórico-cultural, reunindo milhares de documentos dispersos ou em risco de perecerem e finalmente disponibilizando os textos à comunidade – académica e não só –, que aqui encontrará materiais bastos para a elaboração ensaística. Poeta de recorte eminentemente pessoal, João Penha inscreve-se com originalidade nas correntes estéticas do tempo em que viveu, e por isso a sua obra – aqui reunida pela primeira vez – se reveste de particular interesse, ao ilustrar exemplarmente a amálgama complexa que caracterizou as últimas décadas do séc. XIX e os primeiros anos da centúria seguinte.