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- O programa de mentoria do INA como estratégia inovadora de desenvolvimento pessoal e profissionalPublication . Perdigão, Josete; Reis, Pedro, 1965-Este estudo exploratório teve como objetivo investigar os benefícios da mentoria, como estratégia inovadora de desenvolvimento pessoal e profissional, especificamente num Programa de Mentoria dirigido a lideranças intermédias e técnicos superiores da Administração pública, em Portugal. Procedeu-se à auscultação dos elementos de dois pares de mentoria para a construção de narrativas biográficas, de que foi feita análise qualitativa. Os resultados indicaram que o Programa de Mentoria contribuiu para o desenvolvimento de competências, como resolução de problemas, comunicação, liderança e planeamento, entre outras, como atesta a literatura sobre o tema. Os envolvidos no programa reconhecem o potencial transformador da mentoria, enquanto estratégia formativa de acompanhamento e estímulo da reflexão, do trabalho colaborativo, da cocriação de projetos inovadores e da mudança nos serviços. A análise de conteúdo das narrativas também mostrou que a efetividade da mentoria depende da relação de confiança entre mentor e mentorado, bem como da flexibilidade e adaptabilidade do programa de mentoria. Os participantes destacaram a importância de mentores experientes, com visão transformadora, capazes de compartilhar a sua experiência, orientando e fornecendo feedback construtivo para a melhoria das práticas. Por se tratar de um Programa de Mentoria inovador, cuja constituição dos pares resulta do matching criteriosamente feito pelo Instituto Nacional de Administração, a sua mais-valia reside na diversidade, no acréscimo de aprendizagens mútuas, uma vez que mentores e mentorados pertencem a diferentes setores profissionais da Administração pública. As conclusões sugerem que a mentoria é uma estratégia valiosa para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, contribuindo ainda para expandir a rede de contactos profissionais e oferecendo oportunidades de aprendizagem contínua e de crescimento na carreira. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos benefícios da mentoria, bem como para a ampliação da criação de programas de mentoria mais efetivos e adaptados às necessidades dos colaboradores da Administração pública, numa lógica que não é vertical.