Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Livro de Resumos Entrelaçar 2 - Conservação do Património
    Publication . BAILÃO, ANA; Lopes, Filipa; Boavida, Margarida; Fernandes, Isabella; Gonçalves, Ema; Vega, Daniel Esteban; Neves, Ana Sofia; Santos, Rafaela Gonçalves
    O Encontro Entrelaçar 2| Conservação de Património é organizado por alunos do mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (CCRPAC). Tem o apoio do Heritage Lab e da unidade de investigação Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O objetivo deste evento é estreitar as relações entre alunos do mestrado de CCRPAC e dar a conhecer alguns dos projetos realizados à comunidade escolar. Este livro de resumos reúne vinte comunicações. São abordados temas associados a áreas como a pintura de cavalete, o gesso, os metais, os têxteis, a conservação preventiva e a documentação digital. O Entrelaçar marca também uma etapa. No ano letivo 2022-2023 o mestrado passou a designar-se Conservação de Arte Moderna e Contemporânea. Esta alteração permitiu englobar a totalidade dos acervos da FBAUL, além dos diversos acervos da Universidade de Lisboa, abrangendo muitas áreas e materiais. Esta proximidade com os acervos marcou este ciclo de estudos desde o momento da sua conceção. Permitiu e permite aos alunos uma prática facilitada no 1.º ano do mestrado e, caso seja esse o seu interesse, casos de estudos para o 2.º ano do curso. Deste modo, consegue-se gradualmente favorecer a salvaguarda do Património da FBAUL e também as práticas e investigações. O laboratório de conservação e restauro tem vindo a ser melhorado continuamente com aquisição anual de equipamento e materiais consumíveis. Esta valorização tem permitido melhorar as etapas de diagnóstico das obras e encontrar melhores soluções para os tratamentos. Nos últimos anos foram realizados esforços para aumentar as parcerias com outras instituições com acervos para facilitar o acesso dos alunos a diversas tipologias de objetos e desafios, seja para serem usados no contexto das aulas, seja para a realização de estágios no 2º ano do mestrado. O ano de 2022 representa o início de um novo capítulo na história deste mestrado que passou a ser designado por Conservação de Arte Moderna e Contemporânea.
  • Largo das Belas-Artes, v. 06, n.º 06 - Projetos de Doutoramento (dez. 2024)
    Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Bergamaschi, Larissa Candido; Vega, Daniel Esteban; Santos, Rafaela; Kalinina, Alexandra; Amigo, Miguel; Santos, Adriana Ferreira; Mateus, Joana Souto
    O Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património - “Francisco de Holanda'', do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes - CIEBA e Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, realizaram em 11 de Maio de 2024, no auditório Lagoa Henriques, a Conferência "Investigações em Ciências da Arte e do Património", parte do projeto “Encontros no Largo das Belas-Artes”, que resultou na presente publicação. A organização foi da autoria dos alunos do 2º Semestre/1º Ano do Doutoramento em Belas-Artes, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. Os projetos apresentados manifestam a variedade de objetos de estudo. Cada projeto contribui para um melhor conhecimento científico das artes e do património cultural. Os textos são ainda uma marca de uma época e permitiram a troca de experiências entre os diferentes projetos. Os protagonistas foram Larissa Candido Bergamaschi, Daniel Esteban Veja, Rafaela Santos, Alexandra Kalinina, Miguel Amigo, Adriana Ferreira Santos e Joana Souto Mateus. Com esta publicação a revista “Largo das Belas-Artes” cumpre o seu objetivo de proporcionar a edição de projetos e de encontros científicos promovidos no âmbito das atividades de investigação do doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património. Um agradecimento a todos pelo trabalho de produção desta obra.
  • Infill and retouching approach on painting on copper support, 1790-2022. Materials and techniques
    Publication . Vega, Daniel Esteban; BAILÃO, ANA
    The scarcity of literature on the methods and materials used to restore copper paintings underscores the historical significance of this research. This article provides an overview of the infills and retouching materials applied to paintings on this metallic support from 1790 to 2022. The research identifies at least eight historical written sources produced before 1899 and fifty-five contemporary sources produced between 1900 and 2022. The range of products and procedures applied varies from traditional materials like carbonate calcium mixture with animal glue to synthetic resins, and from using brushes to carving heat pencils for application, respectively. Exploring the diverse practices over the last two centuries will not only help conservators make informed decisions on which materials and techniques to use during painting on copper restoration, but will also aid scientists in accurately interpreting the data collected from these objects during scientific analyses.