Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Conciliação da atividade profissional com a vida familiar: Igualdade entre mulheres e homens e natalidade
    Publication . Cunha, Vanessa
    A baixa natalidade constitui um fenómeno social complexo e dinâmico que se encontra no epicentro do acelerado processo de declínio e envelhecimento da população de muitos países desenvolvidos (Bandeira 2014, Cunha 2014). São muitos os desafios que esta realidade demográfica coloca, já hoje, às sociedades. Identificar estes desafios, assim como as linhas de atuação para desacelerar, mitigar ou mesmo inverter uma tendência que se afigura de fundo, global e inexorável, implica articular perspetivas e congregar esforços de diferentes atores sociais comprometidos com esta problemática (Cunha et al. 2016). Exatamente com este propósito decorreu a Conferência do Conselho Económico e Social, “Desafios Demográficos: A Natalidade”, convidando cientistas sociais, decisores políticos e parceiros sociais ao debate alargado e consequente sobre a realidade portuguesa da baixa natalidade.
  • O impacto da crise nos nascimentos em Portugal: uma perspetiva territorial
    Publication . Atalaia, Susana; Cunha, Vanessa
    A diminuição de casais com filhos e do número de filhos por casal são tendências que acompanham a queda da natalidade em Portugal. O impacto da recente crise económica veio expor um território contrastante, que opõe os municípios do Norte, Centro e Regiões Autónomas aos da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
  • A(s) problemática(s) da natalidade em Portugal: uma questão social, económica e política
    Publication . Cunha, Vanessa; Vilar, Duarte; Wall, Karin; Lavinha, João; Pereira, Paulo Trigo
    Em janeiro de 2015 realizou-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a Conferência Internacional «A(s) Problemática(s) da Natalidade em Portugal: Uma Questão Social, Económica e Política», uma organização conjunta do Observatório das Famílias e das Políticas de Família do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, da Associação para o Planeamento da Família e do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra. Foram dois dias de debate intenso e aprofundado que juntou peritos, académicos e políticos, trazendo perspetivas multifacetadas e complementares sobre a natalidade portuguesa, hoje uma das mais baixas da Europa e do mundo: da perspetiva demográfica à sociológica, da económica à política, da médica à jurídica. A presente publicação emana desta Conferência. Reunindo mais de três dezenas de textos (uns inéditos, redigidos pelos autores para este efeito, outros mais próximos das contribuições originais), esta publicação tem como objetivo dar a conhecer ao público interessado os pontos de vista, as reflexões e o debate que então tiveram lugar em torno da(s) problemática(s) da natalidade. Mas também pretende constituir uma ferramenta de trabalho e reflexão adicional, permitindo informar a decisão política, legislativa ou técnica.