Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Turismo em tempos de COVID-19: ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal
    Publication . Cássia, Rita de; Cruz, Ariza da; Larrabure, Sara; Todesco, Carolina; Rogério, Hugo; Serra, Hage; Guambe, José Júlio Júnior
    É de notoriedade global que o turismo tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Não sem menos, os danos causados possuem nuances em todas as dimensões: econômicas, políticas, sociais e geográficas, as quais, pela força do impacto, merecem ser desveladas. Em tempos de negação à ciência e obscurantismos diversos, iluminar as distintas e contraditórias formas pelas quais a pandemia afeta o turismo no Brasil e outras partes do mundo, considerando a imbricada relação entre diferentes escalas geográficas, é certamente a mais importante contribuição que esse grupo de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades e outras instituições públicas têm a compartilhar com a sociedade em geral.
  • Impactos da Covid-19 no turismo em Portugal: uma avaliação rápida dos primeiros nove meses
    Publication . Brito-Henriques, Eduardo; Larrabure, Sara
    O ano de 2020 ficará na memória devido à Covid-19. Nenhuma epidemia antes na história da humanidade tinha sido tão rápida a atingir proporções globais como foi esta nova infeção causada pelo Sars-CoV-2. O caráter pandêmico da Covid-19 relaciona-se estreitamente com uma das características centrais da população mundial atual: a mobilidade. Na inexistência de soluções farmacêuticas eficazes para a nova doença, restringir a mobilidade e os contactos sociais foram as fórmulas encontradas para mitigar a epidemia. O turismo foi, por isso, uma das atividades mais afetadas. Neste ensaio, analisamos o que sucedeu em Portugal durante a primeira vaga da epidemia.
  • Impactos da pandemia de COVID-19 no setor hoteleiro: os casos de Lisboa, Maputo e São Paulo
    Publication . Cruz, Rita de Cássia Ariza da; Brito-Henriques, Eduardo; Larrabure, Sara; Poster, Dario Isidoro
    Este artigo tem por objetivo fazer uma análise exploratória das mudanças observadas no setor hoteleiro em três cidades de três países e continentes diferentes. Complementando informação proveniente de bases de dados oficiais, de pesquisa direta junto dos estabelecimentos hoteleiros e dos sites dos hotéis, além de entrevistas com representantes do setor, inventariam-se e analisam-se as mudanças observadas na oferta hoteleira em Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique) e São Paulo (Brasil), entre 2020 e 2021. Os resultados mostram que a suspensão da atividade, com encerramento temporário nos períodos mais críticos da pandemia, e a redução parcial da oferta para diminuir os custos operacionais foram as estratégias mais comuns seguidas pela hotelaria nas três cidades, com consequências como perda de emprego. Outras mudanças de caráter mais estrutural, como processos de rebranding e encerramento definitivo de hotéis, encontraram variações significativas entre as cidades estudadas, o que em parte se deve à adoção de políticas diferentes nos vários países e a exposição variável dessas localidades ao turismo internacional.