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- A figura do herói guerreiro na declamação grega da antiguidade tardiaPublication . Fernandes, Ana Vanessa Gonçalves, 1995-; Hadjittofi, FotiniConcentrando-se nas obras de Libânio e Corício (retores do século IV e VI, respectivamente), este artigo tem como objectivo a exposição das diferentes facetas que a figura do herói guerreiro adquiriu nas declamações. Estas eram exercícios modelares compostos para uso em sala de aula, mas que, ao longo do tempo, adquiriram também um valor lúdico, sendo declamadas fora do contexto escolar. Embora a literatura grega da Antiguidade tardia esteja a tornar-se cada vez mais um objecto de estudo, os estudiosos não têm prestado muita atenção às qualidades literárias da declamação grega. Aqui destacam-se, nomeadamente, a sua capacidade de criar novos mundos, a absorção e apropriação de modelos literários (epopeia, drama e romance) e a crescente tendência de explorar o âmbito pessoal em vez do cívico ou político. Dividido em três secções, este artigo começa por contextualizar a prática da declamação dentro do panorama da educação da Antiguidade Tardia. Em seguida temos dois momentos de reflexão. Um primeiro considera a reformulação do herói iliádico por excelência, Aquiles, analisando a natureza controversa e ambígua do herói em dois progymnasmata de Libânio de Antioquia (8.3 e 9.1) e duas declamações de Corício de Gaza (Decl. 1 e 2). Num outro momento, abordam-se as conotações teatrais da declamação, analisando primeiro o herói guerreiro fanfarrão (Lib. Decl. 33) e depois o herói apaixonado (Chor. Decl. 5 e 6), explorando como ambas as figuras ecoam heróis análogos da Comédia Nova e do Romance Grego. Esta visão geral ilustra não apenas a evolução literária de tais personagens, mas também como essas figuras - e os géneros e autores principais anteriores nos quais estavam inseridas - moldaram a paideia da Antiguidade Tardia e, por sua vez, foram moldadas e adaptadas para se adequarem às expectativas sociais contemporâneas.
- A recepção da comédia teatral nas declamações de Libânio e CorícioPublication . Fernandes, Ana Vanessa Gonçalves, 1995-; Hadjittofi, FotiniProcurando explorar a recepção da comédia teatral nas declamações de Libânio e Corício, esta dissertação está dividida em três partes, culminando na exposição de tópicos e temáticas cómicas presentes numa selecta de oito declamações traduzidas em anexo (seis de Libânio, Decl. 12, 26, 27, 28, 32 e 33 e duas de Corício, Decl. 5 e 6). Enquadrando de modo geral em que ambiente Libânio (Antioquia, séc. IV) e Corício (Gaza, séc. VI) foram educados, o primeiro capítulo foca-se numa breve exposição das vivências dos autores e da realidade cultural, social, religiosa e económica das suas cidades. O segundo capítulo, por sua vez, admite a profissão de Libânio e Corício – dotados professores de retórica – e foca-se numa exposição acerca da paideia e do estado da educação clássica, que perduraram na Antiguidade Tardia como uma referência identitária de grande estima. Indaga-se também acerca da natureza e do ambiente nas escolas de retórica de Antioquia e de Gaza e introduz-se uma elucidação acerca da declamação e das suas semelhanças com os géneros representativos, articulando uma identidade biface como exercício escolar e fonte lúdica de entretenimento. Por fim, o terceiro capítulo, explora de que modo o teatro cómico grego – e os géneros que directamente colhem da sua existência – influenciaram as declamações de Libânio e Corício. Expondo brevemente as naturezas plurais e variadas inerentes à evolução da Comédia Grega e o seu papel no ensino retórico, analisam-se de modo pertinente as declamações da selecta e explora-se o tratamento das personagens e das suas relações com os mundos que as rodeiam, a partir de um foco relativo à hereditariedade cómica que as sustenta e inspira. Exploram-se ademais alguns aspectos metaliterários, aludindo também a uma visão que defende o uso do entretenimento cómico como uma ferramenta pedagógica.