Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Adaptação às alterações climáticas nos municípios: um processo de aprendizagem social
    Publication . Schmidt, Luísa; Ferrão, João; Guerra, João; Mourato, João Morais; Alves, Adriana Ferreira; Baixinho, Alexandra; Ferreira, José Gomes
  • Alterações climáticas, avaliação técnica e opinião pública: perspectivas ibéricas no contexto europeu
    Publication . Guerra, João; Schmidt, Luísa; López, Iván
    Tendo em mente o cenário desencadeado pelas Alterações Climáticas (ACs) e o contexto europeu, este artigo pretende contribuir para fazer um balanço geral da situação nos países ibéricos, com dois tipos de dados complementares. Por um lado, dados objetivos, assentes no conhecimento técnico-científico, avançados pelo Índice de Desempenho em Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index – CCPI), que inclui a consulta de peritos. Por outro lado, fazendo uso dos inquéritos à opinião pública europeia sobre as mesmas matérias (Eurobarômetro Especial 490 de 2019), analisa-se o ponto de vista dos leigos (i.e., percepções e atitudes dos cidadãos). Globalmente, pode concluir-se que existe um certo afastamento entre peritos e leigos quanto ao problema das ACs e suas consequências, ficando clara a urgência da sua aproximação para se conseguir um processo adaptativo mais rápido e eficaz e, também, mais justo.
  • O caso ClimAdaPT.Local: capacitação e ação climática em Portugal
    Publication . Guerra, João; Schmidt, Luísa; Penha-Lopes, Gil
    Numa época em que as alterações climáticas ganharam relevância e causaram níveis de apreensão social sem precedentes, o objetivo do projeto ClimAdaPT.Local valorizou a integração da dimensão climática nos processos municipais de planeamento. Com base num inquérito por questionário aplicado em três rondas consecutivas, este artigo centra-se nas respostas de um grupo de técnicos municipais que, em conjunto com a equipa promotora do projeto, desenvolveu Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas. Com foco principal na evolução dos respondentes, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos e à mobilização e capacitação ao longo do desenvolvimento do projeto, as principais conclusões serão aqui apresentadas.
  • Concretizar o wishful thinking: dos ODS à COP21
    Publication . Guerra, João; Schmidt, Luísa
    Apesar dos seus impactos sobre a base de sustentação da economia mundial, o impulso para o crescimento económico persiste transversalmente nas sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo que o discurso da sustentabilidade ainda não ultrapassa o nível do "wishfull thinking". A evolução da pegada ecológica global, de que as alterações climáticas são a consequência mais mediática, aponta para um caminho estreito onde se anteveem dificuldades quer para as gerações futuras, quer para as gerações presentes e respetiva equidade sócio ambiental. Numa perspetiva que postula maior correspondência entre discursos e práticas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a COP21 reforçam a estratégia de envolvimento e comprometimento universal, reconhecendo a magreza de resultados e reclamando uma alternativa de ação com potencial de efetiva mudança envolvente e global. Este texto procura refletir sobre este desiderato que, para ser bem-sucedido, implica uma atenção redobrada sobre a degradação e regeneração das condições ambientais e sociais.
  • Alterações climáticas nos municípios portugueses: resultados de um inquérito
    Publication . Guerra, João; Ferreira, José Gomes; Schmidt, Luísa; Campos, Inês Sobral; Lopes, Gil Penha; Vizinho, André
    As alterações climáticas têm tido enorme visibilidade nas agendas pública e política e a importância do envolvimento das populações nas estratégias de adaptação/mitigação é crescentemente reconhecida. Daí o papel atribuído aos municípios, cuja posição de proximidade os coloca numa posição privilegiada para garantir o sucesso de estratégias e programas que dependem da aquiescência pública. O relevo da ação dos municípios decorre do facto de as suas atividades afetarem, de uma forma ou de outra, o volume e a qualidade das emissões de carbono, seja através dos serviços que oferecem aos seus munícipes, seja através do papel estratégico e mediador que desempenham entre sociedade civil, empresas e poder central. Assim, a partir de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de municípios portugueses, procuraremos refletir sobre a capacidade acumulada para a mudança, os conhecimentos adquiridos, as motivações e a importância atribuída às questões das alterações climáticas nas edilidades municipais.