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- Percursos plurais e modalidades de sucesso. Tempos institucionais e tempos biográficosPublication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nunes, CátiaA ênfase conferida ao (in)sucesso escolar constitui, na verdade, uma questão relativamente recente. Durante décadas, a permanência duradoura na escola depende bem mais de causas sociais - a (im)possibilidade de estudar por constrangimentos associados a uma dada origem social e, muitas vezes, a uma condição de género - do que de resultados escolares. Uma escolarização "a duas velocidades" é vista como natural, reservando-se umaa escolaridade mínima aos filhos do povo, em contraste com trajetórias escolares longas protagonizadas por uma minoria favorecida. Mesmo que essa longevidade escolar assente, em alguns casos/ em um desempenho escolar pouco satisfatório e se alimente de um " arrastar" mais ou menos indefinido dos estudos (Nunes, 1968).
- Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? - estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de LisboaPublication . Seabra, Teresa; Vieira, Maria Manuel; Castro, Leonor; Baptista, InêsTendo por base a problemática do “efeito - escola” e do efeito - professor”, o projeto “Escolas que fazem melhor: o desempenho escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica”, em fase de conclusão, explora os r esultados dos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, em três anos consecutivos, considerando as condições socioculturais dos alunos e os resultados obtidos por cada escola. Tendo sido possível identi ficar escolas que, tendo populações escolares em semelhantes condições sociais (escolaridade, classe social dos pais origem nacional), obtiveram resultados significativamente distintos, foram desenvolvidos estudos de caso comparativos em três escolas do en sino básico da AML. O texto dá conta dos resultados obtidos nestes estudos de caso, cujas questões orientadoras foram as seguintes: que variáveis escolares sustentam esta diferença de resultados observadas? Que práticas e representações específicas produze m esta mais - valia no desempenho escolar? Através do confronto entre as dinâmicas, processos e condições intraescolares existentes nestas escolas, as que revelaram um desempenho acima do “expectável” e as que, tendo populações escolares com perfil social se melhante, não conseguem esses bons resultados, identificaremos um conjunto de especificidades escolares produtoras de (in)sucesso escolar.
- Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidadesPublication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nunes, CátiaA obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
- Sucesso, insucesso e desistência no Ensino Superior - conceitos, percursos e subjectividadesPublication . Vieira, Maria Manuel
- Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? Estudos de caso em escolas do ensino básico da área metropolitana de LisboaPublication . Seabra, Teresa; Vieira, Maria Manuel; Castro, Leonor; Baptista, InêsTendo por base a problemática do “efeito - escola” e do efeito - professor”, o projeto “Escolas que fazem melhor: o desempenho escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica”, em fase de conclusão, explora os r esultados dos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, em três anos consecutivos, considerando as condições socioculturais dos alunos e os resultados obtidos por cada escola. Tendo sido possível identi ficar escolas que, tendo populações escolares em semelhantes condições sociais (escolaridade, classe social dos pais origem nacional), obtiveram resultados significativamente distintos, foram desenvolvidos estudos de caso comparativos em três escolas do en sino básico da AML. O texto dá conta dos resultados obtidos nestes estudos de caso, cujas questões orientadoras foram as seguintes: que variáveis escolares sustentam esta diferença de resultados observadas? Que práticas e representações específicas produze m esta mais - valia no desempenho escolar? Através do confronto entre as dinâmicas, processos e condições intraescolares existentes nestas escolas, as que revelaram um desempenho acima do “expectável” e as que, tendo populações escolares com perfil social se melhante, não conseguem esses bons resultados, identificaremos um conjunto de especificidades escolares produtoras de (in)sucesso escolar.