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Recent Submissions
- Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e ItáliaPublication . Cavaco, CarmenO e-book é constituído por um conjunto de textos centrados na análise de políticas e práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália. As políticas públicas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais emergiram nestes países, nas últimas duas décadas, enquadradas nas orientações políticas da União Europeia, mas influenciadas pelas especificidades sociais, educativas e culturais de cada país. Os textos que compõem o livro permitem compreender traços comuns e algumas especificidades das políticas e práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais nos quatros países, mas também contribuem para problematizar teoricamente os desafios, obstáculos e tensões que as caracterizam. Nesse sentido, considera-se que são um importante contributo para compreender a especificidade e complexidade que está subjacente às práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais, assim como para colocar em evidência a dimensão formadora destas práticas, para os actores envolvidos. A complexidade do processo de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais resulta de tensões e paradoxos originados pelas orientações políticas, mas também pela própria natureza destas práticas sociais e educativas. Reconhecer e validar adquiridos experienciais através de referenciais académicos coloca um conjunto de desafios e dificuldades aos actores implicados, motivo que justifica a complexidade deste processo e a necessidade de uma vigilância crítica, elementos abordados nos textos. Estas práticas podem contribuir para a reflexão e produção de conhecimento sobre o valor educativo da experiência de vida, o papel determinante da reflexão e da explicitação do vivido no processo de formação, e a dimensão formadora do próprio processo para todos os actores envolvidos.
- Avaliação e aprendizagemPublication . Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Guimarães, Paula; Dierendonck, Christophe; Alves, Palmira; Machado, André; Rodrigues, Pedro; Marques, Marcelo; Fonseca Paulos, Catarina Isabel
- Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil: Políticas, Práticas e AtoresPublication . Alves, Natália; Rummert, Sonia Maria; Marques, MarceloO livro Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil: Políticas, Práticas e Atores, organizado por Natália Alves, Sonia Rummert e Marcelo Marques, reúne treze trabalhos (uma conferência e doze comunicações) apresentados no VI Seminário Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em setembro de 2013. Os textos que integram este livro são expressão da riqueza da reflexão que, nos dois países tem vindo a ser desenvolvida em torno da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. A organização desta coletânea reproduz os eixos temáticos organizadores do seminário. Importa, todavia, assinalar que tal divisão apresenta, sobretudo, finalidades de exposição, uma vez que Políticas, Práticas e Atores constituem expressões de um mesmo tecido social, político e económico que se constrói no âmbito das correlações de forças e das disputas por hegemonia nos dois países e no âmbito internacional.
- Marés Vivas - Galgar os Limites do QuotidianoPublication . Melo, M Benedita Portugal EO presente relatório pretende dar conhecimento dos resultados obtidos pelo estudo de caracterização sócio-económica do Bairro Piscatório da Praia de Esmoriz, realizado pela equipa do Projecto de Luta Contra a Pobreza de Esmoriz, em 1997. A conceptualização dos fenómenos de pobreza e de exclusão social, nomeadamente dos mecanismos reprodutores desta situação, nas áreas da saúde, educação, emprego, formação profissional, habitação e realojamento social, apresentada na primeira parte, foi essencial para orientar a construção do modelo de inquérito por questionário, principal instrumento utilizado no trabalho empírico. Para além da análise dos dados obtidos, são ainda apresentados os objectivos e as vantagens dos projectos de luta contra a pobreza, com o propósito de se definirem coordenadas de implementação de um projecto de desenvolvimento local.
