FBA-CIEBA: Revista Largo das Belas-Artes
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A revista Largo das Belas-Artes reúne uma coletânea de publicações das comunicações apresentadas nos Encontros no Largo das Belas-Artes. Esta iniciativa teve origem em 2021, sendo fruto dos diálogos estabelecidos entre investigadores e profissionais das áreas da Arte e do Património. A proposta foi desenvolvida pelos alunos do programa de doutoramento em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, no âmbito do Grupo de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte e do Património - “Francisco de Holanda”, do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes - CIEBA e do VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, sob a coordenação do Professor Doutor Luís Jorge Gonçalves.
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Recent Submissions
- Largo das Belas-Artes, v. 06, n.º 06 - Projetos de Doutoramento (dez. 2024)Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Bergamaschi, Larissa Candido; Vega, Daniel Esteban; Santos, Rafaela; Kalinina, Alexandra; Amigo, Miguel; Santos, Adriana Ferreira; Mateus, Joana SoutoO Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património - “Francisco de Holanda'', do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes - CIEBA e Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, realizaram em 11 de Maio de 2024, no auditório Lagoa Henriques, a Conferência "Investigações em Ciências da Arte e do Património", parte do projeto “Encontros no Largo das Belas-Artes”, que resultou na presente publicação. A organização foi da autoria dos alunos do 2º Semestre/1º Ano do Doutoramento em Belas-Artes, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. Os projetos apresentados manifestam a variedade de objetos de estudo. Cada projeto contribui para um melhor conhecimento científico das artes e do património cultural. Os textos são ainda uma marca de uma época e permitiram a troca de experiências entre os diferentes projetos. Os protagonistas foram Larissa Candido Bergamaschi, Daniel Esteban Veja, Rafaela Santos, Alexandra Kalinina, Miguel Amigo, Adriana Ferreira Santos e Joana Souto Mateus. Com esta publicação a revista “Largo das Belas-Artes” cumpre o seu objetivo de proporcionar a edição de projetos e de encontros científicos promovidos no âmbito das atividades de investigação do doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património. Um agradecimento a todos pelo trabalho de produção desta obra.
- Largo das Belas-Artes, v. 05, n.º 05 - Jornadas Francisco de Holanda (dez. 2024)Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Lobo, Bruna Raquel Alves Maia; Coppoli, Carolina; Almeida, Elaine Karla de; Fernandes, Maria João Lopes; Coelho, Maria José Marino Marcela; Reis, Michele; Augusto, Michele; Duarte Piña, Olga MaríaA Revista Largo das Belas-Artes, Volume 05, número 05 – Jornadas Francisco de Holanda, resulta de um encontro realizado entre os investigadores da secção “Francisco de Holanda”, área de Ciências da Arte e do Património do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), com o objetivo de apresentar e discutir os respetivos projetos em desenvolvimento. A revista “Largo das Belas-Artes” acolheu este evento científico e fixa uma memória das atividades da seção Francisco de Holanda do CIEBA
- Largo das Belas-Artes, v. 03, n.º 03 - Arquiteturas Brilhantes (dez. 2024)Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Silva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa; Sousa, Ana Cláudia Encarnação de; Bento, Carina; Geraldes, Catarina; Mimoso, João Manuel; PEREIRA, CLAUDIA MATOS; Ait Faraji, El Hassane; Almeida, Elaine Karla de; Sousa, Francisco Clode de; Sá, Leonor; Arruda, Luisa; Augusto, Michele; Flor, Susana Varela; Matosinhos, TôniaA Revista Largo das Belas-Artes, Volume 03, número 03 – Arquiteturas Brilhantes, reúne um conjunto de textos que abordam diferentes perspetivas sobre o azulejo, em Portugal. A obra surgiu da iniciativa de um conjunto de alunos de doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que organizaram um encontro com o título referido
- Largo das Belas-Artes, v. 02, n.º 02 - Vestir o Património (dez. 2024)Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Grando, Angela; Pereira, Carolina Morgado; Huapaya, Cesar; Susuigan, Cristina; Macedo, Daniela Remião de; RITA, DORA-IVA; Almeida, Elaine Karla de; Ramalho Ortigão, Elisa; Naciri, Habiba; Mello, Júlia; Morales, Lidia; Oliveira, Madson; Belo, Marcela; Cirillo, José; Guedes, Mariana Ferrucio Vaz; Augusto, Michele; Marques, Mila; Arruda, PhrygiaA Revista Largo das Belas-Artes, Volume 02, número 02 – Vestir o Património reúne textos que abordam diferentes perspetivas sobre esse elemento fundamental, na nossa espécie, que é o vestir. A revista “Largo das Belas-Artes” acolheu esta atividade científica e o conjunto de textos publicados contribui para a difusão deste conjunto de reflexões sobre o cobrir o corpo e as atitudes culturais que envolve.
- Largo das Belas-Artes, v. 01, n.º 01 - Projetos de Doutoramento (dez. 2024)Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Silva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa; Guerin, Ana; Neves, Ana Sofia; Henriques, Frederico; BAILÃO, ANA; Sousa, Ana Cláudia Encarnação de; Bento, Carina; Almeida, Elaine Karla de; Aleixo, Marta; Reis, Michele; Augusto, MicheleA Revista Largo das Belas-Artes, Volume 01, número 01 – Projetos de doutoramento, abarca um conjunto de textos – apresentados, no âmbito dos Encontros no Largo das Belas-Artes, pelos estudantes do curso de doutoramento em Belas-Artes, da Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa – onde podemos observar a diversidade de temas, que se incluem na área de Ciências da Arte e do Património
- Museu Arqueológico do Carmo: ruínas que inspiram o processo criativo de moda.Publication . Augusto, MicheleApresentaremos uma síntese do processo de trabalho realizado durante o primeiro ano de doutoramento, que parte do património do Museu Arqueológico do Carmo de Lisboa enquanto ruínas que inspiram. Tem como objeto de estudo a arquitetura e o acervo local, suas memórias e a transposição desses referenciais para os processos de criação artística de moda. Será exposta a metodologia de análise documental e laboratorial do processo criativo do projeto, realizadas a partir do conceito de atravessamento de linguagens entre moda, figurino e património cultural. Em observância aos métodos e modos de produção realizadas através dos diários gráficos, esboços, protótipos e fotografias. A fim de formar um corpus inspiracional a partir das referências iconográficas, plásticas e simbólicas, visíveis ou não. Portanto apresentaremos os resultados dos dados obtidos e sua contextualização, no intuito de refletir sobre a memória monumental enquanto inspiração durante o processo criativo artístico.
- Mirabilia e devoção no Carmo: Vestígios e memórias que inspiramPublication . Augusto, MicheleEste artigo apresenta a investigação artística pautada na pesquisa iconográfica do património histórico e cultural do acervo do Museu Arqueológico do Carmo de Lisboa. Tendo como objeto de estudo os fragmentos de esculturas e memórias do acervo, destacando os elementos contendo a temática da mirabilia medieval e também os aspectos plásticos das imagens religiosas contidas no espaço. Propõe uma abordagem de atravessamento de linguagens nos campos da moda, artes cênicas e memória do património, através da construção do segundo diário gráfico, utilizando desenhos e esboços, experimentações tridimensionais de fragmentos de trajes e adereços como processo de investigação. Durante a pesquisa objetivase analisar os aspectos relevantes do conceito do imaginário medieval fantástico, das imagens devocionais e das memórias régias associadas ao túmulo de D. Fernando I, buscando maneiras transportá-las para a criação, através de cores e camadas de significações, numa tentativa de captação das essências do património. A fim de analisá-las como elementos formadores do corpus inspiracional, a partir das referências iconográficas, plásticas e simbólicas, visíveis ou não
- Museu Arqueológico do Convento do Carmo: ruínas que inspiram, projeto artístico de moda/figurino, a partir da memória e do patrimônioPublication . Augusto, MicheleInvestigação artística e iconográfica a partir do patrimônio histórico e cultural das ruínas e do acervo do Museu Arqueológico do Carmo de Lisboa. Propõe uma reflexão acerca do atravessamento de linguagens entre moda, figurino e patrimônio cultural, observando os aspectos simbólicos e plásticos obtidos da análise e a transposição para a prática experimental do processo criativo. A fim de apresentar o desenvolvimento das reflexões investigativas a partir da memória monumental como inspiração, o uso das figuras e pontos de referência do estudo iconográfico, formal e sensorial durante a pesquisa artística.
- A moda em azul: a representação pictórica da azulejaria das “figuras de convite” em exposição no Museu Berardo EstremozPublication . Augusto, MicheleEsta conferência investiga a representação pictórica dos trajes contidos nas figuras pertencentes à coleção de azulejaria de “figuras de convite” em exposição no Museu Berardo Estremoz, de Lisboa. Propõe uma análise de algumas figuras dos painéis de azulejos confeccionados pelos artistas Nicolau de Freitas, Domingos de Almeida e Valentim de Almeida. Realizadas entre os anos de 1730., pretende-se observar os principais aspectos da indumentária de transição entre Barroco tardio, Regência e Rococó nos trajes das figuras e suas modelagens. No intuito de explicitar os elementos constituintes dos trajes e sua relação com o seu tempo e apresentar a codificação contida nas figuras de convite.
- Vieira Portuense, um artista viajante do Século XVIIIPublication . Lobo, Bruna Raquel Alves MaiaEsse artigo apresenta o projeto de pesquisa doutoral que trata de cartografar os desenhos e manuscritos produzidos por Vieira Portuense, enquanto viajava pela Europa entre 1789 e 1800. Mostra a intensão de construir um mapa e um relato das viagens, associados com noções sobre o artista viajante e fatos históricos, que influenciaram os deslocamentos desse artista viajante para o encontro de lugares, que favorecessem o seu desenvolvimento no contexto da viagem cultural.