DDCV - Artigos de revistas
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Recent Submissions
- Elementos para um novo entendimento da cor como geradora do espaço e do tempoPublication . Pernão, João Nuno de Carvalho; Santos, Maria João de Carvalho Durão dos
- A materialidade da corPublication . Silva, Fernando José Carneiro Moreira da
- Caro diário. Quantas cidades cabem numa viagemPublication . Jesus, Daniel Mauricio Santos de
- Ensino de matemática em arquitecturaPublication . Rosado-Ganhão, Susana Maria Gouveia
- Framing design management - conceptual notePublication . Almendra, Rita Assoreira
- A representação do representadoPublication . Janeiro, Pedro António Alexandre
- Simbolismos coloridosPublication . Jorge, José Duarte Centeno Gorjão
- O desenho SansedoniPublication . Silva, Ana Moreira da
- Fractais na arquitecturaPublication . Ganhão, Susana Maria Gouveia RosadoUma forma de inovar na simplicidade, em Arquitectura, é usar a geometria dos fractais. Uma técnica simples de iterativamente chegar a formas fantásticas e muito agradáveis de integrar no desenho de uma obra de arte: sejam edifícios, pontes, jardins, e outros. Vamos abordar o conceito essencial da geometria dos fractais e analisar exemplos da sua aplicação em edifícios e cidades. Para isso faz-se uma introdução ao tema pelos primórdios da geometria fractal referindo exemplos como o Conjunto de Cantor (de 1880), e o Triângulo de Sierpinski (de 1915). Percorrem-se as propriedades dos fractais e as potencialidades desta geometria e analisam-se exemplos de estudos que demonstram que as cidades, e as urbanizações em geral, apresentam características que podem ser explicadas, cientificamente, pela geometria fractal, fazendo-se um paralelo entre as propriedades dos fractais e as dos padrões urbanos, que são idênticas. As maiores potencialidades desta geometria, em termos arquitectónicos, surge a partir do momento em que é possível gerar computacionalmente fractais (em 1975), cujas formas têm uma beleza incontornável (neste trabalho apresentamos algumas). Através da criatividade e da compreensão da lógica iterativa desta geometria podem-se obter formas aplicáveis a variadíssimos temas da Arquitectura.
- O amanhecer da arte e a condição moderna : outros modelosPublication . Quintas, Maria Alaxandra Salgado AiA arte do século XX partiu em busca de algumas das suas fontes originais, em diversos contextos: o ponto de vista antropológico, com a arte dos povos ditos primitivos; o enfoque psicológico, com o desenho infantil ou a arte bruta; finalmente, formas marginais de expressão urbana, como o graffiti. Numerosos artistas, desde Picasso e os cubistas, os Surrealistas, Calder, Miró, Klee, Dubuffet se interessaram pelos modelos fornecidos pelas diversas origens da arte. Em Basquiat e Haring, na década de 80, confluem as diversas heranças para produzir uma arte de extrema vitalidade, profundamente mergulhada nas suas raízes.
