FC-DI - Master Thesis (projects)
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- SISTEMA DE GESTÃO DOS IMPOSTOS DO PATRIMÓNIOPublication . Lopes, Ana Patrícia Fiuza; Duarte, Carlos; Pereira, LuísEste documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estágio proporcionou-se através de uma parceria com a empresa Opensoft e decorreu nos clientes Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA) e Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Foram desenvolvidos os projectos: • Balcão integrado Sucessão e Herança: medida de simplificação do registo civil, definida pelo Governo, que visa concentrar todos os actos relacionados com o falecimento num balcão único. Este projecto envolve a interacção entre o sistema das Declarações Electrónicas, que funciona como um portal de comunicação fiscal entre várias entidades e as Finanças, e o sistema do Património, responsável por gerir a informação e processos relacionados com os impostos do património. • Acessibilidade à web: o objectivo é tornar a informação disponibilizada pela Administração Pública na Internet acessível a todos os cidadãos. Os sistemas abordados são o sistema do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) e o sistema de Vendas na Internet. • Reclamações Graciosas de IMT: pretende-se fornecer ao contribuinte um mecanismo simples e eficiente que lhe permita a reclamação do imposto que foi cobrado pelo Estado. Este projecto envolve a interacção entre o sistema do Património e o SIGEPRA, sistema responsável pela gestão das reclamações, externo à Opensoft. O trabalho realizado envolveu tarefas de análise/desenho, desenvolvimento, testes, passagem e acompanhamento em produção e englobou várias tecnologias entre as quais se destacam web services, bases de dados e transacções.
- UsabilityChecker - Ferramenta para a avaliação automática de usabilidadePublication . Guerreiro, Maria Catarina Canelas; Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-Um dos serviços disponibilizados pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) é a possibilidade de atribuir um selo de Usabilidade e Acessibilidade ao nosso website, sendo que para nos candidatarmos a este serviço é necessário o preenchimento de três checklists, actualmente em formato Excel. Nestas checklist é possível reportar a conformidade da página com várias diretrizes de como uma página web deve ser para estar nos parâmetros certos de Acessibilidade e Usabilidade. Para facilitar o preenchimento das checklists referidas em cima chegou-se à conclusão que mudar o seu formato seria o melhor, então, em vez de termos estas checklists em Excel, vai passar a existir um website desenvolvido em HTML que vai suportar todas as funcionalidades que já existiam no formato antigo e acrescentar-lhe novas. Este novo formato vai permitir que seja exportada a informação que foi preenchida pelo utilizador, num formato que seja machine-readable, mais precisamente, vai permitir exportar um relatório HTML, relatório este que é requisitado pela AMA a todos os websites que tiverem um dos seus selos afixados. De seguida, foram analisados todos os requisitos presentes em cada uma das três checklists existentes e estes foram classificados como automáticos, não automáticos ou semi-automáticos. A automação de cada requisito classificado como automático/semiautomático irá ser feita através do desenvolvimento de uma extensão para o chrome. O que a extensão vai fazer é, consoante cada requisito vai analisar o DOM das páginas que estão a ser avaliadas, vai construír uma resposta que contém observações para cada página e vai preencher esta resposta no novo formato HTML das checklists.