DDCV - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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- Press to impress. Vogue americana como image maker na era digitalPublication . Seixas, Joana Filipa de Araújo Novo Térrio; Alves, ManuelO presente trabalho desenvolve-se no âmbito do Design de Moda, Produção de Moda e Imprensa de Moda (revistas) e tem como tema a influência da imprensa escrita no campo disciplinar. Pretende-se analisar, interpretar, reflectir e obter indicações sobre o modo como a Vogue americana, mais concretamente a sua directora/editora-chefe, Anna Wintour, através da publicação das revista e dos seus conteúdos, assim como pela sua orientação editorial, tem influenciado, difundido, promovido e transformado a indústria de produtos de moda, condicionando os criadores e, simultaneamente, o comportamento dos consumidores. O desenvolvimento tecnológico dos meios de captação e de difusão de imagens – nomeadamente a fotografia digital -, tornou estes recursos técnicos em instrumentos eficazes de sedução dos públicos-alvo. Com um controle quase impossível de exercer sobre as imagens produzidas, o mundo em que vivemos transformou-se num mundo dominado pelas imagens, imagens que substituíram o texto como forma dominante de cultura, mas que se constituem, também como narrativas. No intuito de ultrapassar a concorrência, a Vogue americana desenvolve estratégias centradas na sua imagem como “vitrine/montra” de moda, promovendo ou despromovendo criadores e produtos de moda, levantando questões que giram à volta do trabalho das revistas de moda e da possível interferência das suas directoras na independência dos criadores. Anna Wintour, a directora/editora-chefe da Vogue, é a papisa que decide o que deve constar na bíblia da moda? Quem dita a moda? As editoras de moda, os criadores, os fotógrafos? A colaboração dos fotógrafos Mário Testino e Patrick Demarchelier na execução da capa e da produção fotográfica colour blocking para o famoso September Issue de 2007 (840 páginas), sob a direcção de Anna Wintour, cujo processo de composição/elaboração está na origem de um documentário com o mesmo título, são analisadas como estudo exemplificativo da relação entre a moda e as estratégias de imagem - que envolve celebridades, algumas vindas da indústria cinematográfica, introduzidas de modo inovador e apelativo nas capas e nas produções fotográficas da Vogue - assim como o papel/poder de Anna Wintour nele espelhado.