DDCV - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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- A influência das tecnologias em projectos de design editorial.Publication . Oliveira, Sara Filipa Fraga Campos de; Godoi, Gabriel AndradeO design de comunicação procura constantemente inovar na forma de transmitir mensagens a um público, seguindo, para tal, processos variados para a concretização da comunicação em si. A expressão gráfica que a mensagem assume foi evoluindo ao longo dos tempos de forma directamente ligada às tecnologias aplicadas ao design de comunicação existentes em cada altura, conforme as suas limitações e potencialidades. No entanto, o desejo de inovação e de ir mais além do que a tecnologia permitia sempre vigorou, mas nunca foi verdadeiramente simples e acessível de realizar até à era digital. O aparecimento do computador e do desktop publishing trouxe novas possibilidades técnicas e proporcionou aos designers uma liberdade expressiva nunca antes sentida e aparentemente ilimitada. A facilidade de manipulação dos elementos, leva a que em muitas áreas, sobretudo no design editorial, se verifique uma tendência de ruptura com códigos visuais estruturantes e uma recusa de uma organização racional, traduzida pelo uso do determinismo das grelhas, o que muitas vezes leva a um comunicação menos clara e com resultados mais ambíguos. A preocupação com o modo como a exploração dos efeitos da tecnologia digital afecta a qualidade e a eficácia do objecto final constitui uma das questões da nossa investigação. Nesse sentido, um dos objectivos do presente estudo é procurar compreender de que forma é que a referida exploração dos recursos tecnológicos, hoje em dia, é uma decisão projectual e consciente, ou apenas uma recurso fácil relativo à inovação e ao apelo estético que se espera do design de comunicação. Adoptando a perspectiva de que a fase inicial de qualquer projecto criativo requer racionalidade e conhecimentos formais prévios, procurou-se, através de uma profunda revisão da literatura existente, determinar quais seriam os parâmetros do que se poderia chamar de “bom design” editorial, a partir dos princípios básicos de comunicação visual, semiótica, percepção visual, entre outros, para então poder isolar um conjunto de parâmetros que serviu para analisar as soluções contempladas no design editorial de revistas. Desta maneira foi-nos possível estabelecer uma relação entre a eficácia da comunicação de mensagens visuais e o uso da tecnologia. Assim, definiu-se uma estrutura de análise focando os seguintes tópicos: hierarquia visual, utilização do espaço, tipografia, utilização de recursos tecnológicos e leitura integral da revista. Os casos de estudo referidos recaíram sobre três revistas culturais portuguesas por considerarmos que as mesmas, pelas suas características enquanto objecto físico, permitiam uma análise mais sustentada da maneira como o uso da tecnologia afecta a apreensão do resultado final. Através de observação directa e análise de casos de estudo, tentaram-se extrair conclusões práticas e recomendações para futuras investigações. Os resultados do estudo desenvolvido poderão contribuir para alertar os designers para a importância dos fundamentos do processo projectual, com as suas vertentes racionais e metodológicas que o design de comunicação deve ter, de maneira a que a abordagem à tecnologia disponível potencie a comunicação eficaz da mensagem, seja responsável e consciente e não uma resposta automática cujas causas sejam apenas uma sedução superficial pelos efeitos gráficos que a actual tecnologia digital permite.