Browsing by Issue Date, starting with "2014-11"
Now showing 1 - 10 of 120
Results Per Page
Sort Options
- Programa de Monitorização dos Ecossistemas Terrestre e Estuarino na envolvente à CTRSU de S. João da Talha - Relatório AnualPublication . Sim-Sim, Manuela; Gordo, Leonel; Brotas, Vanda; Caçador, Isabel; Garcia, César; Neves, Ana; Silva, Teresa; Urriza, Carolina BeltranA equipa responsável por este relatório realizou o programa de monitorização entre Outubro de 1998 e Outubro de 2012, o que permitiu uma boa caracterização dos ecossistemas e evidenciar as principais tendências sazonais e/ou anuais das comunidades biológicas. No presente relatório são apresentados os resultados das diferentes componentes inseridas no programa de monitorização dos ecossistemas terrestre (Flora Epifítica) e estuarino (Fitoplâncton, Vegetação de Sapal, Macroinvertebrados e Ictiofauna). As metodologias seguidas foram idênticas aos períodos anteriores, de modo a permitir uma série temporal das vários componentes estudados do ecossistema.
- Da invariância, à incerteza e à imponderabilidade na universidade imagináriaPublication . Rafael, Sónia
- A Favela do Vidigal, Rio de Janeiro : quando a rua vira casa e a casa uma habitação, propostas novas para velhos problemas.Publication . Marvão, Luís Maria Lopes de Carvalho; Morais, João Gabriel Viana de SousaO trabalho desenvolvido explora a temática das favelas na cidade do Rio de Janeiro. Este é um problema que existe há mais de um século e continua à espera de solução, continuando a crescer a população na cidade informal. A investigação tem como objectivo distinguir cidade formal de cidade informal e apontar soluções para este problema e para um futuro melhor. Nessa medida, este trabalho procura entender o conceito de Favela, a sua História, a sua relação com a cidade formal, de modo a poder intervir num espaço com uma identidade tão forte sem o corromper, requalificando-o. Esta requalificação do Vidigal, com base na investigação feita, só pode ser alcançada através de um plano urbano capaz de intervir nos vazios urbanos, tornando-os factos urbanos na favela. Estes factos urbanos são espaços públicos interligados, com equipamentos para a comunidade com a intenção de proporcionar o encontro entre toda a população, de modo a presenciar a cultura carioca no seu estado puro. No fundo, este projecto visa melhorar as condições de vida da comunidade, articulando a cidade formal e a cidade informal.
- A identidade visual de uma marca : design de comunicação no atelier Torga Brand Lovers.Publication . Tavares, Inês Bacelos; Oliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão de
- Revitalização da cidade construídaPublication . Sousa, Solange Sofia Moutinho David de; Pernão, João Nuno de CarvalhoPresentes nesta investigação, como vertente teórica e apoiando as soluções de projecto, estão a Luz, Cor e Matéria. Estes elementos serão alvo de enquadramento teórico e de análise em termos urbanos e na forma como são influenciadores da qualidade do espaço da cidade. Também, e principalmente, os espaços interiores não se conseguem distanciar destes fenómenos e por isso, abordaremos este tema (Luz, Cor e Matéria) mais a fundo no desenvolvimento do trabalho e na sua incidência na pré-existência eleita para este trabalho final de mestrado. Trata-se do antigo Palácio Champalimaud, em Lisboa, e estes conceitos serão utilizados para procurar as melhores soluções de intervenção, quer no espaço exterior quer no espaço interior. Pretende-se intervir numa pré-existência preservando a sua identidade através da reabilitação e de construção nova, explorando relações entre o novo e o antigo, conferindo-lhe um novo uso adaptado às necessidades da cidade. Necessidades essas que passam pela procura de uma melhor qualidade de vida e aproveitamento futuro no que diz respeito às crianças e jovens desta região. O Palácio Champalimaud, um edifício do século XIX, será assim alvo de uma reabilitação pensada com um programa para um Centro Cultural e Juvenil que integrará apoios educativos e lúdicos por forma a dotar as crianças e jovens de um maior conhecimento. Procura-se assim um programa multifuncional com espaços de estudo, salas de actividades, um auditório, refeitório, cafetaria e salas de exposição. Pretende-se ainda, criar uma unidade de emergência infantil que complementará o programa com as necessidades básicas necessárias ao apoio jovem na cidade. O projecto foi desenvolvido procurando um equilíbrio entre a qualificação da pré-existência e a validação da adição dos elementos construídos adaptados ao programa. Concluímos que os elementos luz, cor e matéria são a síntese de um projecto de arquitectura, pois só através deles conseguimos definir a aparência dos espaços. A cor, influenciada pela luz, esteve bastante presente nas opções de ambientes projectados neste programa, onde a cor revela uma grande influência no desenvolvimento e crescimento dos pequenos seres humanos.
- Design sistémico de luz natural e artificial : iluminação para o idoso institucionalizado.Publication . Rupp, Ariana Isabel Kenéz Salavessa; Oliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão deO aumento da expectativa de vida e a desintegração das estruturas familiares tradicionais nas sociedades ocidentais tornou a institucionalização inexorável para muitos idosos. O envelhecimento crescente da população tem suscitado a multiplicação de equipamentos destinados a este grupo etário com necessidades muito diversificadas, quer por razões culturais, quer por causa da sua condição de saúde, psíquica e física. Em Portugal, parte significativa das infra-estruturas existentes não foram projectadas de raiz para o propósito social que se propõem cumprir, pelo que não tiram o devido partido da luz natural e sobreutilizam a iluminação artificial de baixo custo. Porém, a luz natural e artificial tem um impacto muito significativo na qualidade de vida e, em particular, dos idosos institucionalizados, ao que a iluminação actual tem efeitos desfavoráveis sobre a saúde e o bem-estar dos residentes e dos seus cuidadores. Esta investigação identifica as necessidades diárias dos utentes destes equipamentos e apresenta um elenco de especificações para o desenvolvimento de sistemas de iluminação que sejam centrados nos utilizadores, sustentáveis e adequados à intervenção luminoterapêutica, nomeadamente à regulação do ritmo circadiano e à manutenção da integridade física e neuropsicológica. A metodologia empregue nesta investigação teórico-prática é mista, de base qualitativa e não-intervencionista. Dada a existência de muita informação dispersa e multidisciplinar, constituiu-se um enquadramento teórico rigoroso e uma pesquisa de benchmarking sobre produtos, materiais e tecnologias com um elevado potencial de inovação para esta área investigativa. Em paralelo à revisão da literatura, estabeleceram-se contactos com várias instituições sociais de acolhimento temporário e permanente de idosos, o que permitiu a observação empírica de um fragmento da realidade nacional e a selecção e análise de três casos de estudo. Realizaram-se, ainda, inquéritos apoiados por questionário a profissionais e cuidadores formais de lares diferentes, assim como uma entrevista exploratória a um especialista, presidente da Associação dos Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento e coordenador de um lar de idosos.Assim, para além da sistematização e tratamento de informação dispersa, os resultados desta investigação incluem recomendações e especificações técnicas para o desenvolvimento projectual na área do design de iluminação para idosos institucionalizados, contribuindo para a promoção da coesão da família institucional e da humanização da prestação de cuidados, tornando a palavra "lar" não uma designação genérica e esvaziada de significado, mas um substantivo que designa um ambiente protegido e acolhedor.
- Porquê Helvetica?Publication . Rodrigues, Sofia Leal
- Desenhar na memória de uma quinta de recreioPublication . Mendes, Emanuela das Neves; Leite, António Miguel das Neves da Silva Santos
- Densificação vs. retração: que futuro para os Olivais? : o percurso como elemento de articulação.Publication . Garcia, Mariana Fernandes; Coelho, Carlos Francisco Lucas Dias
- Defending Backwards Causation against the Objection from the Ignorance ConditionPublication . Hasan, AblaSince Michel Dummett published “Can an effect precede its cause?” (1954), in which he argued for the logical consistency of backwards causation, the controversial concept has turned to a subject of all kinds of interpretations and misinterpretations. Some like Ben-yami, Peijnenburg and Gorovitz have wrongly ascribed to Dummett the view that the argument for the consistency of believing in backwards causation applies only in cases where the agent doesn’t know about the occurrence of the past effect. In this paper I defend Dummett’s argument by clearing up the confusion caused by ascribing the ignorance condition to Dummett.