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- O setor cultural em tempo de pandemia : o caso do Hangar - Centro de Investigação ArtísticaPublication . Gonçalves, Marcela Canadas Leme; Alves, Alice NogueiraThis dissertation aims to understand the impact of the COVID-19 pandemic on the cultural sector between 2020 and 2022. As this was a time of enormous transformation in our society, it is fundamental to understand what responses the sector has given to the difficulties related to the situation of isolation, analyzing what patterns have been fostered by social distancing, and how the transition to the virtual has been carried out, what experiences have resulted, what measures have arrived to stay and how this new resource can be exploited by cultural institutions. As the object of study, the case of the project Hangar - Artistic Research Center was analyzed due to its active online presence during this period, which allows us to understand the type of measures that were implemented, their creation and development, and if they worked or not, and how the Hangar Online platform and their virtual projects are planned to continue after this period. To achieve this objective, an analysis of data from various institutions from existing reports and studies on this subject has been done, which is cross-referenced with the specific case of Hangar, complemented by the results of a series of interviews with some of the project's participants during the pandemic period. In order to understand our object of study and how it works, the first chapter provides an understanding of what cultural associations are and introduces Xerem – Cultural Association, responsible for the Hangar project, which is explained in more detail in the following chapter. The third chapter covers the impact of the pandemic on our society and the entertainment industry. It examines the period, giving a context of how the events took place and what their impacts were in society and in the cultural sector. The final chapter focuses specifically on the impact of the pandemic on the Hangar project, examining its consequences, the responses that have been given to this situation, especially at a virtual level, and analyzing the results that have been obtained
- O poder técnico-científico e a Administração PúblicaPublication . Pinto, Joaquim E. Alves; Otero, Paulo, 1963-A técnica e a ciência são inerentes à evolução humana. Por elas, o homem transformou o mundo físico, inicialmente para sua própria sobrevivência e depois para seu conforto. Antes da Primeira Revolução Industrial não havia uma relevante interação entre esses dois fenômenos culturais. Em consequência da modificação dos meios de produção, que deixou de ser manufaturado e passou a ser mecanizado, houve importantes mudanças no modo de vida do ser humano, decorrentes, sobretudo, do êxodo rural e da consequente aglomeração do povo nos centros urbanos. O Estado-administração, a partir de então, passou a mais se preocupar com a ciência e a técnica, para organizar-se internamente e ter como melhor suprir as necessidades dos cidadãos. Com o prosseguir das sequenciais revoluções técnico-científicas, passou a humanidade a constituir-se em uma sociedade técnica, sobretudo pelas recentes transformações na tecnociência da informação e da comunicação. Pela internet digitalizada, passamos a viver em uma grande aldeia técnico-científica, numa sociedade em rede. Essa manifestação da tecnociência constitui-se em um importante poder, que se espraia por todos os setores sociais e tem influência em todas as áreas de relações humanas, como a economia, a política, a educação, a medicina, o direito e, em especial, nas relações do Estado-administração em seus âmbitos interno e externo. Este trabalho acadêmico tem por objetivo decodificar em que se constitui este poder técnico-científico, relatar a forma como ele se manifestou na história da civilização ocidental e identificar suas relações com a Administração Pública contemporânea, tudo isso devidamente mediado pelas normas constitucionais.
- From the flame imperishable to the silmarils: the dimming of lights in J.R.R. Tolkien’s The SilmarillionPublication . Sá, PatríciaIn J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion, Light permeates the world from its prime to its dimmest hues. Authors such as Lisa Coutras, Verlyn Flieger, and Reno E. Lauro have expertly explored the role of light in Ëa, and, in this essay, I draw on their theories to investigate the way light and darkness are portrayed from the beginning of creation to the making of the Silmarils. Recalling Lauro’s allusion to medieval theories of light, I suggest a look at Eä as a world built on refractions of a pure, all-encompassing light that grows progressively dimmer, until its encapsulation in three jewels, going from a source of wonder to an object of desire. Light, in The Silmarillion, is synonymous with good, beauty, and truth, but it scorches and punishes those who misuse it. Furthermore, in this essay I corroborate the theories that darkness − not the primeval darkness, but Morgoth’s evil, consuming darkness − is a deformation of the light that gave shape and life to Ilúvatar’s creation. As such, I aim to briefly examine Arda’s initial lights and their waning as not only a reflection of the increasing separation from their primary principle, but also a result of both the entrance of evil in the world, and Fëanor’s hybris, which sealed the Elves of his house’s fate.
- Prevalência de desnutrição, fragilidade e sarcopenia em idosos portugueses institucionalizados e no domicílioPublication . Portela, Vânia Isabel Duarte; Cebola, Marisa Paula Duarte Fernandes de Andrade Baeta GuerreiroIntrodução: A elevada procura de respostas sociais para idosos, deve-se em parte, à perda de autonomia e o apoio domiciliário (SAD) tem sido apontado como uma alternativa para retardar a institucionalização. Sabendo do impacto da diminuição da autonomia no estado nutricional e no aparecimento/agravamento da fragilidade e sarcopenia, um maior conhecimento destas condições é fundamental. Objetivos: Avaliar, comparar e caracterizar a prevalência de desnutrição, fragilidade e sarcopenia em idosos portugueses institucionalizados e no domicílio. Metodologia: Estudo transversal multicêntrico em idosos (≥65 anos) em ERPI, SAD, Centro de Dia e sem apoio. Recolheram-se medidas antropométricas e funcionais e avaliaram-se o estado nutricional, a fragilidade e a sarcopenia através do Mini-Nutritional Assessment®, Fenótipo de Fragilidade de Fried e algoritmo da EWGSOP2, respetivamente. Recorreu-se à Recordação das 24h para estimar a ingestão alimentar e ao Mini-Mental Statement Examination para avaliar o Estado Mental. Resultados e Discussão: Os idosos em ERPI (n=60) apresentaram uma maior prevalência de desnutrição (23,4%), fragilidade (84,4%) e sarcopenia severa (26,6%), seguidos dos participantes de SAD (n=42). Nos 187 idosos avaliados verificou-se uma relação entre o tipo de apoio e: o estado nutricional (p=0,000); fragilidade (p=0,000) e sarcopenia (p=0,000). Verificou-se ainda que o sexo feminino, idade mais avançada, presença de défice cognitivo e uma menor ingestão energética e proteica foram associados à desnutrição e sarcopenia (p<0,05). Houve uma correlação fraca entre a idade e a presença de fragilidade (p=0,000). A coexistência das três condições na amostra total foi de 27,5% (n=19). Conclusões: A desnutrição, fragilidade e sarcopenia podem contribuir para uma maior necessidade de serviços de apoio a idosos e a elevada prevalência e coexistência destas condições reforçam a necessidade de serem consideradas no apoio a idosos de forma a serem identificadas e intervencionadas o mais precocemente possível.
- A ficcionalização na escrita intimista de Dulce Maria Cardoso em Tudo São Histórias de Amor e Autobiografia Não AutorizadaPublication . Martins, Sofia Sá Leão Alves; Patrício, Rita Roque Gameiro TenreiroO presente trabalho pretende estudar a ficcionalização na escrita intimista em dois livros da autora Dulce Maria Cardoso, a coletânea de contos Tudo São Histórias de Amor (2014) e o livro de crónicas Autobiografia Não Autorizada (2021). Propõe-se uma reflexão sobre os traços autobiográficos dos textos, discutindo o “pacto autobiográfico” de Philippe Lejeune e sobre a sobreposição sugerida no corpus entre autor textual e o sujeito empírico. Será tido em consideração o facto de estarmos perante textos de géneros literários distintos. Para a análise da autorrepresentação presente no corpus, serão lidos também textos não ficcionais, como entrevistas da autora. Será discutido o modo como as experiências pessoais da autora se refletem na sua obra, em particular o regresso na ponte aérea de 1974, momento determinante na sua vida. Dada essa importância, o romance O Retorno e a temática da pós-colonialidade serão também estudados. Em textos em que memória e invenção se fundem são evocadas recordações de infância da autora: serão estudados esses “lugares de memória” e a relevância da infância na escrita do eu. As reflexões metaliterárias e a projeção de uma figura de autor são frequentes nestes textos. Nessa perspetiva propõe-se um olhar crítico perante a génese da escrita e a sua ficcionalização.
- Um entre-lugar das políticas públicas para a economia da cultura : em busca de um quadro conceitual operativo para análise da ação governamental orientada à dinâmica econômica de sistemas culturaisPublication . Vidigal, Gustavo Pereira; Silva, Carlos Manuel da Conceição Guardado da; Gomes, Nelson PinheiroA presente tese de doutoramento propõe uma abordagem ao tema das políticas públicas em economia da cultura por meio da incursão a um entre-lugar analítico, o qual articule os recursos epistêmicos necessários ao conhecimento das estruturas e dos mecanismos em operação na emergência do fenômeno estudado e, dessa forma, contribua para a capacidade da ação humana de intervenção nesse campo. Busca-se, portanto, a partir de um posicionamento de investigação delineado e fazendo uso, principalmente, de técnicas de meta-análise aplicadas a estudos qualitativos, a elaboração de um quadro conceitual que oriente o desenvolvimento de análises sobre a ação governamental no âmbito da dinâmica econômica do sistema cultural. Ao partir do tratamento dado às políticas culturais pelos Estudos de Cultura e de formulações oferecidas pelos campos da economia da cultura e da política pública, é proposto um arranjo de categorias empíricas e analíticas que estabelecem marcadores conceituais para a compreensão de valores econômicos e culturais postos em marcha na sociedade por governos em seu complexo político. Pretendeu-se, dessa maneira, colaborar para a maior coesão teórico-conceitual em torno de um programa de pesquisa interdisciplinar em políticas culturais, o qual propicie um corpo de produção acadêmica com capacidade explicativa e reflexiva e que ofereça contribuições para a formulação, implementação e avaliação de experiências no escopo delimitado.
